Contextos físicos escolares e o brincar: uma análise comparativa entre escolas de educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6029

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar se os espaços físicos escolares interferem no brincar de crianças da Educação Infantil. Para tanto, buscou-se investigar as brincadeiras realizadas por 86 crianças de três instituições escolares, que possuem diferentes configurações espaciais. O método utilizado para a observação das brincadeiras praticadas pelas crianças e para o registro dos dados teve como pressupostos os elementos da Etologia. Para a análise dos dados foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences. Os resultados obtidos sugerem que há influência direta dos espaços físicos escolares no brincar desenvolvido pelas crianças, em suas interações sociais e na participação dos professores nas atividades. Nas escolas em que os espaços são reduzidos as crianças tendem a praticar mais atividades que são direcionadas pelos professores e as que apresentam características de manipulação. Já nas escolas que possuem espaços maiores as brincadeiras de maior frequência são aquelas que envolvem atividades de locomoção. Tais resultados incitam discussões sobre os espaços das escolas de Educação Infantil, pois impactam diretamente as práticas pedagógicas desenvolvidas e, assim, devem nortear a sua estruturação à luz das políticas públicas para a educação da infância. Em essência os resultados indicam que o contexto físico das escolas impõe restrições e modificam os modos de brincar. Desse modo, destaca-se a necessidade de um olhar sistêmico para os espaços das escolas, observando-se os impactos para o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fábio Xavier Santos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestre em Educação pelo Programa de Educação na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, na área de concentração em Educação sob a linha de pesquisa: Sujeito, Formação e Aprendizagem, sendo bolsista CAPES/PROSUP no período de 2017/2019. Pós Graduado em Gestão do Esporte pela Universidade Nove de Julho (2012/2013), Bacharel em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2011/2012), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2009/2011)

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos - FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas (1997-1999) e para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação – PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação – FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012 – CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais – PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID.

Sergio Martinic Valencia, Universidad de Aysen (UA)

Possui doutorado em Doutorado C Sociais - Orientação Comunicação - Department de Communication - Université Catholique de Louvain. Atualmente é professor associado da Universidade de Aysén. Licenciado en Antropología. Universidad de Chile, Facultad de Ciencias Humanas. Departamento de Antropología. Titulo profesional obtenido: Antropólogo. Master en Ciencias Sociales. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), México. Grado obtenido: Master en Ciencias Sociales, mención Problemas Rurales Latinoamericanos. Profesor Asociado. Departamento de Ciencias Sociales y Humanidades. Universidad de Aysen.

Roberto Gimenez , Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Física por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador dos Programas Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, comportamento motor de,pessoas com síndrome de Down, crianças com problemas de coordenação e educação física. Professor e Pesquisador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, e Mestrado (Profissional) em Formação de Gestores Educacionais. Atua nas linha de pesquisa de Subjetividades, Formação e Aprendizagens.

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Publicado

25.11.2024

Como Citar

SANTOS, Fábio Xavier; MARTINS, Ida Carneiro; MARTINIC VALENCIA, Sergio; GIMENEZ , Roberto. Contextos físicos escolares e o brincar: uma análise comparativa entre escolas de educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6029178, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6029. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6029. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

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