Formação para a docência na Pós-Graduação brasileira: construtos didáticos e curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6021

Palavras-chave:

c

Resumo

Este texto decorre de pesquisa realizada no âmbito de Grupos de Estudos e Pesquisas em uma universidade pública paulista, com a participação de docentes universitários, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica da rede pública. Tem por objetivo investigar a formação pedagógica de professores para o Ensino Superior no contexto da Etapa de Preparação Pedagógica do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), perspectivados pela didática, currículo e docência. O corpus é constituído por 41 disciplinas da Etapa de Preparação Pedagógica do PAE, disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, da universidade pública estudada. São evidenciados e problematizados nesta pesquisa os construtos pedagógicos necessários à área da docência universitária tendo em vista a formação didático-pedagógica de pós-graduandos. A análise dos planos de ensino das disciplinas do PAE aponta que a maioria apresenta o predomínio da didática instrumental, aprisionada a aspectos prescritivos e pragmáticos e entendimento insuficiente de metodologia de ensino que dificultam a compreensão do desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, o estudo revela também a potencialidade dos cursos de pós-graduação pensarem a docência no ensino superior para além das prescrições metodológicas, ou seja, incorporarem nos processos de ensinar e aprender a lógica dos saberes (dimensão epistemológica), a lógica dos modos de aprender (dimensão psicopedagógica), os contextos socioculturais e institucionais que fazem a mediação com o ensino enquanto prática social. Espera-se que essas considerações tragam contribuições para os coordenadores e professores do Programa PAE no sentido da formação para a docência dos pós-graduandos, futuros professores universitários.

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Biografia do Autor

Noeli Prestes Padilha Rivas, Universidade de São Paulo

Professora associada no Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Glaucia Maria da Silva, Universidade de São Paulo

Docente no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

14.10.2024

Como Citar

PRESTES PADILHA RIVAS, Noeli; MARIA DA SILVA, Glaucia. Formação para a docência na Pós-Graduação brasileira: construtos didáticos e curriculares. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6021125, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6021. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6021. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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