Panorama brasileiro da formação continuada de professores de química: a importância das redes de colaboração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6009

Palavras-chave:

c

Resumo

A formação continuada do professor contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento profissional, e isso se reflete nas suas atividades laborais de forma direta ou indireta. Dessa forma, esse processo formativo sendo rico e construtivo traz inúmeros benefícios para o docente e o público atendido por ele. Uma das formas de enriquecer esse processo de formação é através da troca de experiências e conhecimento estabelecidos nas relações pessoais e profissionais proporcionadas dentro de uma pós-graduação. Para estabelecer um panorama sobre o desenvolvimento profissional do professor de Química, esta proposta tem por objetivo contribuir em um problema pouco estruturado, com grande envolvimento da comunidade científica que necessita de modelos que apoiem decisões. Para tal, mapeia grupos de pesquisa atuantes na formação continuada do professor de Química. Através de publicações, busca identificar possíveis redes de colaboração e compartilhamento de informações como fomento de discussões e relações científicas; através de bancos de dados de amplo acesso e conceitos básicos de Data Mining, processamento de linguagem natural (PLN) e teoria dos grafos, foram identificadas relações e proximidades. Redes de colaboração entre pesquisadores e nuvens de palavras dos termos de maior conexão/relevância nas publicações são sugeridas. As informações obtidas ilustram o cenário da pesquisa nacional sobre formação continuada do professor de Química, colabora com discussões no estabelecimento de perspectivas futuras, e também contribuem no fortalecimento das relações de colaboração dos pesquisadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glaucia Ribeiro Gonzaga, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduação em Licenciatura em Química (2007, UENF), mestrado em Ciências Naturais subárea Química e Física do Meio Ambiente (2009, UENF), doutorado em Educação em Ciências (2021, UFRGS). Professora Adjunta III da Universidade Federal Fluminense. Atuou como vice-coordenadora do curso de Ciências Naturais - Licenciatura - (2014-2018) do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES); colaboradora no Subprojeto PIBID "Ciências Naturais - Pádua" (2014-2017); professora pesquisadora do Curso de Especialização em Gestão Escolar (UFF/SEB/MEC/Ead) - Escola de Gestores (2015-2018). Desenvolve pesquisa sobre (I) Atividades lúdicas no ensino de Ciências/Química, (II) Experimentação no ensino de Ciências/Química, (III) Formação de professores, (IV) Informática educativa e mídias na educação, (V) Tecnologia Assistiva e ensino de surdos, (VI) Divulgação e popularização das Ciências. Também trabalha com (a) poluição ambiental, (b) análise de compostos potencialmente tóxicos e persistentes, (c) análise de compostos emergentes interferentes endócrinos em água de abastecimento, (c) Química do solo e da água, (d) Ensino de Química, (e) Desenvolvimento de software educacional e objetos de aprendizagem, (f) Formação continuada presencial e a distância de professores. Integrante dos grupos de pesquisa ENCINA (Ensino de Ciências Naturais), TEC (Tecnologia, Educação e Cognição) e Área de Educação Química. Em 2019 ingressou no SocIgno ? Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Educacionais na Sociedade da Ignorância; e em 2021, ingressou no Núcleo Mulheres SBQ (comissão de design).

Daniel Costa de Paiva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Educador Certificado e Líder do Grupo de Educadores Google (GEG Pádua); Pesquisador Multidisciplinar; Líder do Grupo de Pesquisa TEC (Tecnologia, Educação e Cognição); Professor do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino da UFF (PPGEn, em Santo Antônio de Pádua, RJ). A formação inclui diversos cursos de curta duração e participação em eventos, além de bacharelado em Ciência da Computação (1999 - 2003); Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS, São Leopoldo, RS; 2004 - 2006), com bolsa HP (Hewlett Packard) e dissertação intitulada Modelagem e Simulação de Multidões Humanas em Situações da Vida Cotidiana usando Ontologias; Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos (POLI-USP, São Paulo, SP; 2006 - 2011), com bolsa FAPESP e tese intitulada Modelagem e Simulação de Agentes com Aspectos Cognitivos para Avaliação de Comportamento Social. Atua nas frentes de pesquisa de melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento de tecnologias, formação docente e utilização de recursos didáticos para melhorar o engajamento estudantil.
Entre os prêmios que ganhou estão Melhor Trabalho no NeuroEdu (Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, 2017), Top10 Melhores palestras do Congresso Nacional de Tecnologias na Educação (Conatedu, 2015), Comenda Armínio João Von Hohendorff (Capítulo São Leopoldo, 2005), Melhor filme na categoria Técnica da Mostra de vídeos (SIBGRAPI, 2004). Membro do COGNITIO - USP (2006 - 2011); da SBCC; da SBNEC; da SBPC; da SBC; da SBPJOR. Colunista do Blog Tutores.

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lecionou em outras quatro universidades públicas (UERGS, UFBA, FURG e UFSC) e, atualmente, é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente dos programas de pós-graduação em Educação (UFRGS) e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. Foi coordenador local do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (2017-2018) e, desde janeiro de 2019, é coordenador dos cursos de química da UFRGS. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

GONZAGA, Glaucia Ribeiro; PAIVA, Daniel Costa de; EICHLER, Marcelo Leandro. Panorama brasileiro da formação continuada de professores de química: a importância das redes de colaboração. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6009226, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6009. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6009. Acesso em: 1 maio. 2025.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-11-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31