Panorama brasileiro da formação continuada de professores de química: a importância das redes de colaboração
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6009Palavras-chave:
cResumo
A formação continuada do professor contribui de forma significativa para o seu desenvolvimento profissional, e isso se reflete nas suas atividades laborais de forma direta ou indireta. Dessa forma, esse processo formativo sendo rico e construtivo traz inúmeros benefícios para o docente e o público atendido por ele. Uma das formas de enriquecer esse processo de formação é através da troca de experiências e conhecimento estabelecidos nas relações pessoais e profissionais proporcionadas dentro de uma pós-graduação. Para estabelecer um panorama sobre o desenvolvimento profissional do professor de Química, esta proposta tem por objetivo contribuir em um problema pouco estruturado, com grande envolvimento da comunidade científica que necessita de modelos que apoiem decisões. Para tal, mapeia grupos de pesquisa atuantes na formação continuada do professor de Química. Através de publicações, busca identificar possíveis redes de colaboração e compartilhamento de informações como fomento de discussões e relações científicas; através de bancos de dados de amplo acesso e conceitos básicos de Data Mining, processamento de linguagem natural (PLN) e teoria dos grafos, foram identificadas relações e proximidades. Redes de colaboração entre pesquisadores e nuvens de palavras dos termos de maior conexão/relevância nas publicações são sugeridas. As informações obtidas ilustram o cenário da pesquisa nacional sobre formação continuada do professor de Química, colabora com discussões no estabelecimento de perspectivas futuras, e também contribuem no fortalecimento das relações de colaboração dos pesquisadores.
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Copyright (c) 2024 Glaucia Ribeiro Gonzaga, Daniel Costa de Paiva, Marcelo Leandro Eichler

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