Os desafios para uma gestão democrática nas escolas públicas brasileiras.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6002

Palavras-chave:

c

Resumo

Conforme legislação brasileira, a gestão democrática nas escolas públicas brasileiras baseia-se no princípio democrático, isso implica abrir espaço para discussão, aspecto fundamental para fortalecimento das relações sociais em uma sociedade multicultural. Compreende-se que, a construção da gestão democrática na escola abre espaço para a discussão e reflexão nas comunidades interna e externa à escola influenciando o desenvolvimento participativo em projetos da escola, pois busca a qualidade e a democracia no ensino. Este artigo tem como objetivo principal discutir os desafios que impedem a concretização de uma gestão democrática, a partir de uma revisão da literatura. Como problema norteador dessa pesquisa buscou-se compreender a gestão democrática escolar e os empecilhos existentes que impedem a concretização de uma abertura de espaço para a discussão e instauração de um processo democrático em que as comunidades interna e externa à escola participem do processo de construção dos projetos, de forma a buscar pela qualidade e democracia no ensino. Alguns artigos presentes na literatura que discutem sobre o tema, colaboraram para as discussões levantadas nesta pesquisa demonstrando a importância de uma gestão escolar democrática, com a construção do projeto político pedagógico idealizado de forma democrática e que se apoie no desenvolvimento de uma consciência crítica, que envolva as pessoas da comunidade interna e externa à escola.  A pesquisa realizada aponta que ainda coexistem distintos modelos de gestão, ou mesmo que a gestão democrática, como um processo, ainda pode ser encontrada em distintos estágios dentre as escolas e realidades observadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eugênio Nunes Silva Brito, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Assistente em administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM.

Assistente em Administração

Mestre em Educação pela UFVJM

Magno vilácio Pereira da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Assistente em administração na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM.

Assistente em Administração

Mestre em Educação pela UFVJM

Margarete Marlene de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Secretária executiva
Mestre em Educação pela UFVJM

Cinthya Rocha Tameirão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM

Profª Adjunta DE do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em Diamantina, desde 2009. 

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

NUNES SILVA BRITO, Eugênio; VILÁCIO PEREIRA DA SILVA, Magno; MARLENE DE SOUZA, Margarete; ROCHA TAMEIRÃO, Cinthya. Os desafios para uma gestão democrática nas escolas públicas brasileiras. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e6002182, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.6002. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/6002. Acesso em: 14 jan. 2025.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-03