Os desafios para uma gestão democrática nas escolas públicas brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.6002Palavras-chave:
cResumo
Conforme legislação brasileira, a gestão democrática nas escolas públicas brasileiras baseia-se no princípio democrático, isso implica abrir espaço para discussão, aspecto fundamental para fortalecimento das relações sociais em uma sociedade multicultural. Compreende-se que, a construção da gestão democrática na escola abre espaço para a discussão e reflexão nas comunidades interna e externa à escola influenciando o desenvolvimento participativo em projetos da escola, pois busca a qualidade e a democracia no ensino. Este artigo tem como objetivo principal discutir os desafios que impedem a concretização de uma gestão democrática, a partir de uma revisão da literatura. Como problema norteador dessa pesquisa buscou-se compreender a gestão democrática escolar e os empecilhos existentes que impedem a concretização de uma abertura de espaço para a discussão e instauração de um processo democrático em que as comunidades interna e externa à escola participem do processo de construção dos projetos, de forma a buscar pela qualidade e democracia no ensino. Alguns artigos presentes na literatura que discutem sobre o tema, colaboraram para as discussões levantadas nesta pesquisa demonstrando a importância de uma gestão escolar democrática, com a construção do projeto político pedagógico idealizado de forma democrática e que se apoie no desenvolvimento de uma consciência crítica, que envolva as pessoas da comunidade interna e externa à escola. A pesquisa realizada aponta que ainda coexistem distintos modelos de gestão, ou mesmo que a gestão democrática, como um processo, ainda pode ser encontrada em distintos estágios dentre as escolas e realidades observadas.
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