Política Pública do PNAIC e a formação continuada: percepções de professoras alfabetizadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5924

Palavras-chave:

c

Resumo


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) se configurou como política pública educacional em âmbito federal. Este artigo se propõe abordar a formação docente prevista na proposta do PNAIC, para tanto, analisa a implantação do programa em seu primeiro ano a partir de um Estudo de Caso em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, baseado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio das entrevistas com três professoras dos anos iniciais do ensino fundamental participantes da formação e com as três respectivas formadoras, bem como análise documental e levantamento bibliográfico. Foram elaborados três eixos de análise para o tratamento de dados das entrevistas relacionados à percepção das professoras cursistas, a saber: formação de professores, recursos e materiais pedagógicos, e avaliação externa. Quanto às entrevistas com as formadoras, a análise se voltou para os aspectos metodológicos, aos avanços e às lacunas da formação. Evidenciou-se que a construção histórica do PNAIC delineou-se por meio de políticas federais precedentes. Os dados coletados evidenciaram a necessidade das políticas educacionais em seu potencial formativo, no entanto, apontam distorção da proposta, utilização de materiais ultrapassados, contribuições pouco significativas para o desenvolvimento profissional docente no contexto analisado e para a necessidade de revisão do programa em diversos aspectos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josi Carolina da Silva Leme, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Auxiliar Técnico Reveduc. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, SP - UFSCar, na linha de pesquisa: Estado, Política e Formação Humana. Orientada pela Profª Drª Maria Iolanda Monteiro (Ingresso em 2019). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, SP, na linha de pesquisa: Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem (2015). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - SP (2010). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Araraquara, SP (2008). Com formação inicial no Magistério em nível médio pelo Instituto Dr. Álvaro Guião (2001). Lecionou para o Ensino Fundamental e Educação Infantil na rede municipal de Educação Básica de São Carlos, SP como professora efetiva (2004 a 2014), na Educação Infantil da rede municipal de Educação de Ibaté - SP (2009 e 2010), na rede SESI - SP, no Ensino Fundamental (2011-2018).

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Associada II da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar / São Carlos, desde 2018. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Downloads

Publicado

14.10.2024

Como Citar

CAROLINA DA SILVA LEME, Josi; IOLANDA MONTEIRO, Maria. Política Pública do PNAIC e a formação continuada: percepções de professoras alfabetizadoras. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5924119, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5924. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5924. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14