Desmistificando a dislexia na universidade: questões relacionadas à inclusão e Educação Emocional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5910

Palavras-chave:

c

Resumo

Apesar do maior acesso ao ensino superior por estudantes com dislexia, sua permanência se dá de modo mais ou menos dificultoso, dependendo do nível de entendimento sobre sua condição e dos recursos inclusivos que são ofertados pela instituição que faz parte. Gerenciar os desafios e exigências pertinentes a universidade pode ser uma tarefa percebida como difícil no processo de adaptação; as atribulações da vida acadêmica podem repercutir negativamente nas emoções dos estudantes com dislexia. Diante disso, objetivou-se desmistificar a dislexia na universidade, bem como discutir teoricamente acerca das questões relacionadas à inclusão e educação emocional. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico à luz da literatura atualizada e de documentos legais, técnicos e científicos. O texto está organizado em quatro seções: i) breve panorama histórico da dislexia; ii) ingresso do estudante com dislexia na universidade: caminhos e descaminhos rumo à inclusão; iii) educação emocional na universidade: uma aliada para mitigar os efeitos da dislexia; e iv) considerações finais. Neste trabalho observou-se que as instituições de ensino superior devem ser espaços de aprendizagem e desenvolvimento que integrem programas e serviços de inclusão para aos estudantes com dislexia. Entende-se que para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades, é fundamental se adotar diversos modelos de atuação, em função de condições específicas e situações concretas. Também se constatou que a educação emocional é uma importante aliada para mitigar os efeitos negativos da dislexia na universidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda (Bolsista Capes) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Docência, Avaliação, Currículo e Contemporaneidade (GPDACC/UNIT).

Joilson Pereira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão – SE, Brasil. Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Coordenador do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq “Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão” (GEPPESI/UFS).

Downloads

Publicado

25-10-2024

Como Citar

PEREIRA, M. D.; SILVA, J. P. da. Desmistificando a dislexia na universidade: questões relacionadas à inclusão e Educação Emocional. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5910156, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5910. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5910. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-09
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25