Pesquisas qualitativas sobre masculinidades e educação: revisão de estudos em duas bases de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5692

Palavras-chave:

c

Resumo

Nas últimas décadas, no Brasil, observou-se um aumento das pesquisas sobre homens e masculinidades no campo de estudos sobre gênero. Compreendendo a escola como espaço de produção de práticas sociais que configuram relações de gênero, masculinidades e feminilidades diversas, este estudo tem como objetivo investigar como as metodologias qualitativas vêm sendo utilizadas nas pesquisas sobre masculinidades e educação. Para alcançar este objetivo, foi realizada revisão de literatura em duas bases de dados. Foram selecionados 67 estudos entre teses, dissertações e artigos, independentes da área de conhecimento. Privilegiou-se a produção científica nacional, como forma de compreender o contexto da educação brasileira no que se refere ao objeto de interesse da pesquisa. Foram analisados objetos de investigação, delineamentos de pesquisa, métodos de coleta de dados e de análise utilizados. Verificou-se que o objeto pesquisado tem sido abordado de forma predominantemente qualitativa, com número expressivo de pesquisas de inspiração etnográfica e de pesquisas documentais. A análise dos estudos indicou que a temática vem sendo discutida considerando múltiplos aspectos das relações de gênero no contemporâneo, bem como das diversas masculinidades entre si. Essa diversidade de pesquisas pode contribuir para ampliar o entendimento sobre a temática e auxiliar os profissionais de educação a lidarem com os desafios do cotidiano escolar frente a essas questões.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jocilene Marquesini Mongim, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo.

Maria Cristina Smith Menandro , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Psicóloga e Doutora em Psicologia. Professora do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento na Universidade Federal do Espírito Santo. 

Hugo Cristo Sant’Anna, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Designer e Doutor em Psicologia. Professor do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

25.10.2024

Como Citar

MONGIM, Jocilene Marquesini; MENANDRO , Maria Cristina Smith; SANT’ANNA, Hugo Cristo. Pesquisas qualitativas sobre masculinidades e educação: revisão de estudos em duas bases de dados. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5692164, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5692. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5692. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-07
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-10-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-25