Interdependência entre o desenvolvimento de habilidades sensório motoras e da linguagem no TEA: revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995677

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Habilidades sensório-motoras, Habilidades Motoras, Aquisição da linguagem.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se há evidências na literatura científica sobre uma possível relação ou correlação entre habilidades sensório-motoras e motoras e o desenvolvimento da linguagem (aquisição de repertórios receptivos e expressivos) em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Estas crianças comumente apresentam problemas de linguagem e algumas demonstram falhas no desenvolvimento do sistema motor. Para revisar a literatura foram utilizados os descritores: (autismo OR "Transtorno do espectro autista" OR autism OR “autism spectrum disorder”); (linguagem OR language development); ("habilidades sensório-motoras" OR "habilidades motoras" OR "sensorimotor skills" OR "motor skills"). As seguintes bases de dados foram selecionadas, Pub Med (US National Library of Medicine National Institutes of Health); Frontiers in Neuroscience | Social and Evolutionary Neuroscience; Science DirectJournals & Books; SciELO (Scientific Electronic Library Online); Periódicos CAPES (Portal de periódicos CAPES/MEC). Foram selecionados cento e setenta e sete estudos, porém, apenas doze estudos atenderam aos critérios de inclusão (relacionam questões motoras e linguagem de crianças com TEA). Os estudos selecionados apontaram relações e correlações entre habilidades sensório motoras e desenvolvimento da linguagem; coordenação viso motora e desenvolvimento da cognição, comunicação e linguagem. Entretanto, devido ao número limitado de comprovações experimentais, autores sugerem a realização de mais estudos empíricos e longitudinais que envolvam o desenvolvimento do sistema motor e da linguagem de crianças com TEA.

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Biografia do Autor

Elaine de Carvalho Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Educação Especial – UFSCar. Integrante do LACEDE – Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial – UFSCar. Professora IFPR - Campus Londrina.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Associado nível 1, Departamento de Psicologia. LACEDE – Laboratório de Análise do Comportamento e Educação Especial Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

31-10-2023

Como Citar

SILVA, E. de C.; ELIAS, N. C. Interdependência entre o desenvolvimento de habilidades sensório motoras e da linguagem no TEA: revisão sistemática. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5677071, 2023. DOI: 10.14244/198271995677. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5677. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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