Ensino de valores na Educação Física escolar: uma proposta a partir da abordagem explícita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5461

Palavras-chave:

c

Resumo

 
Apesar de presente há anos nos debates e nas propostas curriculares voltadas à Educação Física escolar, o ensino de valores tem encontrado barreiras para se integrar à prática pedagógica de professores nesse contexto. Os valores não costumam ser abordados de maneira sistemática e intencional nas aulas, e ficam implícitos, surgindo normalmente para remediar comportamentos inadequados apresentados pelos alunos. Recentemente, programas voltados para crianças e jovens têm adotado uma abordagem explícita para ensinar valores, ou seja, de maneira planejada, intencional e integrada com as práticas corporais. Neste sentido, o objetivo desse ensaio teórico é apresentar uma possibilidade de implementação do ensino de valores na Educação Física escolar a partir de uma abordagem explícita. De maneira geral, tendo como ponto de partida as práticas corporais a serem tematizadas, sugere-se que os professores selecionem e apresentem um valor no início da aula, articulem-no à prática corporal planejada e, por fim, discutam possibilidades de ampliação do valor para outros contextos vivenciados pelos alunos. Acredita-se que o equilíbrio entre a organização proativa dos aspectos socioemocionais e o trato orgânico e afetivo das relações e necessidades apresentadas pelos alunos potencializará o desenvolvimento de valores na Educação Física escolar. Neste sentido, considerações e reflexões são elencadas para auxiliar professores no processo de implementação desta proposta.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Ciampolini , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Acadêmico de Doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina

Carine Collet , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora Colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Riller Silva Reverdito , Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

Docente na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT)

William das Neves Salles, Escola Internacional Unisociesc (Campus Florianópolis)

Professor de Educação Física na Escola Internacional Unisociesc (Campus Florianópolis)

Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

13.10.2024

Como Citar

CIAMPOLINI , Vitor; COLLET , Carine; SILVA REVERDITO , Riller; DAS NEVES SALLES, William; DE ANDRADE RODRIGUES, Heitor. Ensino de valores na Educação Física escolar: uma proposta a partir da abordagem explícita. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5461111, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5461. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5461. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-08-30
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-13