Adolescentes em conflito com a lei: desvelando processos educativos com suas famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995449

Palavras-chave:

Medidas Socioeducativas, Liberdade Assistida, Adolescentes, Ato Infracional.

Resumo

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), que está em vigor desde 2006, veio reafirmar as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a natureza pedagógica das medidas socioeducativas, sendo atualmente, o documento que fornece os parâmetros para o atendimento dos adolescentes em conflito com a lei, desde o processo de apuração, aplicação e execução de medidas socioeducativas. O presente estudo investigou o impacto da medida socioeducativa de Liberdade Assistida na auto-organização das perspectivas em médio e longo prazo de adolescentes autores/as de ato infracional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório com a colaboração de 13 adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos incompletos. Os dados foram coletados por meio de um questionário de caracterização sociofamiliar e entrevistas individuais com roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas e transcritas integralmente. O roteiro de entrevista contemplou questões norteadoras, as quais abordaram as experiências vivenciadas pelos/as adolescentes durante e depois do cumprimento da medida socioeducativa. Os resultados apontaram categorias significativas para auto-organização dos/as adolescentes na ocasião da medida e, neste texto, o foco está na categoria: Vínculos familiares e afetivos. Constatou-se, nesta pesquisa, que o arranjo familiar impacta substancialmente nas trilhas que os e a jovem optam, pois se configuram como limitadoras de oportunidades, pela falta de referências positivas sobre condutas socialmente aceitas e desejadas. Por outro lado, evidencia a responsabilidade que os avós assumem na educação dos netos/as, mas que há um conflito geracional entre anseios e perspectivas para viver o hoje e projetar o amanhã. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Garcia Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)

Doutorando em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina, UNESP, Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria crítica, formação e cultura da PUC/SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social-EDUJUS, da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Rubia Fernanda Quinelatto, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Chefe de Departamento na Pró-Reitoria Administrativa da UFSCar. Integrante do Grupo de Estudos em Economia Política da Educação, Estética e Formação Humana – GEPEFH/UFSCar e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social – EDUJUS/UFPA.

Willian Lazaretti da Conceição, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-doutorando no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Professor Adjunto na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social – EDUJUS/UFPA.

Referências

Atlas do Desenvolvimento no Brasil. (2020). Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/perfil/municipio/350750. Acesso em: jan. 2021.

BARBIÉRI, Luis Felipe. Monitor da Violência. 2019. CNJ registra pelo menos 812 mil presos no país; 41,5% não têm condenação. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/07/17/cnj-registra-pelo-menos-812-mil-presos-no-pais-415percent-nao-tem-condenacao.ghtml Acesso em: fev. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, Brasília, DF, 2019.

BRASIL. Levantamento anual SINASE 2016. Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018.

BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE/ Secretaria Especial de Direitos Humanos. Brasília: CONANDA, 2006.

BRITO, Leila Maria Torraca de. Liberdade Assistida no Horizonte da Doutrina de Proteção Integral. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 23, n. 2, abr-jun. 2007, 133-138p.

CAMPOS, Rafael Garcia. Auto-organização na construção de projeto de vida pelo adolescente em ressocialização. 2017, 99 fls. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Botucatu - SP: Universidade Estadual Paulista, 2017.

CAMPOS, Rafael Garcia; MACHADO, Dinair Ferreira; QUINELATTO, Rubia Fernanda; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. O impacto da medida socioeducativa pela liberdade auxiliou na auto-organização do projeto de vida do jovem em conflito com a lei. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 10, n. 5, pág. e9910514792, 2021. DOI: 10.33448 / rsd-v10i5.14792. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/14792.

COELHO, Bianca Izoton; ROSA, Edinete Maria. Ato Infracional e Medida Socioeducativa: Representações de Adolescentes em L.A. Psicologia & Sociedade; 25(1), 2013, 163-173p.

CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Histórias de vidas que se unem: a professora, o professor e os [elos com os] jovens infratores. 2017. 136 fls. Tese (Doutorado em Educação). Campinas -SP: Universidade Estadual de Campinas, 2017.

DEL PRIORE, Mary (Org). História da Infância no Brasil. São Paulo, Contexto: 2009.

GONTIJO, Daniella Ribeiro. Medidas socioeducativas de privação de liberdade no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

JACOBINA, Olga Maria Pimentel; COSTA, Liana Fortunato. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2007, vol. 10, n. 2, 95-110p.

KAPLAN, Harold Irwin; SADOCK, Benjamin James; GREBB, Jack. A. Compêndio de psiquiatria: Ciências do comportamento e psiquiatria clínica. 7ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2003.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da criança e do adolescente. 2. ed. São Paulo: Rideel, 2007, 44p.

LOEBER, Rolf; DISHION, Thomas. Early predictors of male delinquency: A review. Psychological Bulletin, 94, 1983, 68-99p.

MARUSCHI, Maria Cristina; ESTEVÃO, Ruth; BAZON, Marina Rezende. Aplicação de Medidas Socioeducativas em Adolescentes: Avaliação Auxiliar às Tomadas de Decisão. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v. 44, n. 3, jul./set. 2013, 453-463p.

MEDEIROS, Fernando; PAIVA, Ilana Lemos. A convivência familiar no processo socioeducativo de adolescentes em privação de liberdade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, vol. 15, núm. 2. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015, 568-586p.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed. São Paulo. Hucitec, 2004.

MULLER, Karine De Almeida; OLIVEIRA, Uéliton Peres de; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti da. Ensino de educação física entre muros e grades: narrativas autobiográficas e reflexões compartilhadas. Cenas Educacionais, v. 4, p. 1-24, 2021.

MCCORD, Joan. Forjar criminosos na família. In: FONSECA, António Castro. Comportamento anti-social e família: uma abordagem científica. Coimbra: Almedina, 2002, 20p.

NUNES, Katia Aparecida da Silva; BARROS, Solange Maria de ALVES, Juliano Cláudio. Ações socioeducativas em tempos de pandemia. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-17, e4725039, jan./dez. 2021.

OLIVEIRA, Maria Waldenez; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves; GONÇALVES JUNIOR, Luiz; MONTRONE, Aida Victoria Garcia; JOLY, Ilza Zenker. Processos educativos em práticas sociais: reflexões teóricas e metodológicas sobre pesquisa educacional em espaços sociais. In: OLIVEIRA, Maria Waldenez; SOUSA, Fabiana Rodrigues de. Processos educativos em prática sociais: pesquisas em educação. São Carlos: EDUFSCar, 2014.

PATTERSON, Gerald; REID, John; DISHION, Thomas. Antisocial boys. EUA: Castalia Publishing Company. 1992.

PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira; BELLO, Isabel Melero; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. Educação em espaços de privação de liberdade no estado de São Paulo. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-20, e4367025, jan./dez. 2021.

PEREIRA JUNIOR, Alfredo; LUSSI, Isabela Aparecida de Oliveira; PEREIRA, Maria Alice Ornelas. O Universo da Mente Humana e a Saúde Mental: uma síntese Multidisciplinar. Mente. In: Universos do Conhecimento. Martins, RP. Faculdade de Ciências e Letras da UFMG Belo Horizonte, 2002, 201-219p.

PEREIRA JUNIOR, Alfredo; PEREIRA, Maria Alice Ornelas. Teoria da Auto-Organização: uma Introdução e Possível Aplicação nas Ciências da Saúde. Simbio-Logias 3, 2010, 102-114p.

QUINELATTO CAPARRÓS, Rubia Fernanda. Entre saberes, sabores e desafios da tarefa educativa com jovens em conflito com a lei: como as educadoras significam os processos educativos do espaço do programa de medidas socioeducativas em meio aberto. 2013, 174 fls. Dissertação (Mestrado em Educação). São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2013.

QUINELATTO, Rubia Fernanda. O Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto: Educação ou Reprodução do Aprendizado da Rua? 2015, 235 fls. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2015.

SILVA, Ivani Ruela de Oliveira; SALLES, Leila Maria Ferreira. Estudos de Psicologia. Campinas, 28(3). Julho - setembro, 2011, 353-362p.

SILVA, Roberta Salvador; VARGAS, Fernanda de; HOFFMEISTER, Fernanda Xavier; PRATES, Priscila Flores; VASCONCELLOS, Silvio José Lemos. Adolescentes em conflito com a lei no Brasil: pesquisa para intervir. Mudanças - Psicologia da Saúde, 23 (1), jan-jun, 2015, 41-48p.

SCHNEIDER, Jaluza Aimèe; MELLO, Luana Thereza Nesi de; LIMBERGER, Jéssica; ANDRETTA, Ilana. Adolescentes usuários de drogas e em conflito com a lei: revisão sistemática da literatura nacional. Psicologia Argumento, [S.l.], v. 34, n. 85, nov. 2017.

SCISLESKI, Andreia Cristina Coelho; BRUNO, Bruna Soares; GALEANO, Giovana Barbieri; SANTOS, Suyanne Nayara dos; SILVA, Jhon Lennon Caldeira da. Medida socioeducativa de internação: estratégia punitiva ou protetiva? Psicologia e Sociedade, Campo Grande, 2015, 505-515p.

TEIXEIRA, Mario Luiz de Moraes. Evitar o desperdício de vidas. In: Ilanud, Abmo, Sedh, Unfpa (Org.). Justiça Adolescente e ato infracional: socioeducação e responsabilização. São Paulo: Ilanud, 2006, 427-448p.

TRENTIN, Angela Corrêa. Adolescentes em conflito com a lei e a família: um estudo interdisciplinar. Congresso Internacional de Ciências Criminais, 2. Edição. 2011.

VERONESE, Josiane Rose Petry. A proteção integral da criança e do adolescente no direito brasileiro. Revista do Tribunal Superior do Trabalho, Brasília, vol. 79, no 1, jan/mar, 2013.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

CAMPOS, R. G. .; QUINELATTO, R. F.; CONCEIÇÃO, W. L. da. Adolescentes em conflito com a lei: desvelando processos educativos com suas famílias. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e5449078, 2023. DOI: 10.14244/198271995449. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5449. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-01-10
##plugins.generic.dates.published## 2023-11-28