Conselho de representantes de conselhos de escola (CRECE): concepção, trajetória, institucionalização, desafios

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DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5415

Palavras-chave:

c

Resumo

A gestão democrática foi consagrada como princípio constitucional na Carta Magna de 1988 indicando a importância da criação de espaços democráticos de participação como conselhos. Iniciado em 1990, o Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) se constituiu como espaço de participação regionalizada, uma inovação da política educacional da capital paulista na Gestão Luiza Erundina (1989-1992), Partido dos Trabalhadores. Sua trajetória foi marcada pelas descontinuidades de governos, presente de alguma forma apenas nas administrações petistas. Entre debates e embates envolvendo governo e sociedade, esse conselho foi reconhecido legalmente só em 2015, na Gestão Fernando Haddad, mesmo partido, tornando-se obrigatório em toda a cidade a partir de 2016. Sua institucionalização tem demandado desafios a serem superados coletivamente. Tendo o CRECE como objeto de análise, o objetivo deste artigo é traçar sua trajetória, desde a concepção à institucionalização, identificar as causas de sua persistência, apesar das alternâncias de governos, e ressaltar os desafios que lhe são postos na atualidade. Para responder sobre o que permitiu sua existência, mesmo que de forma fragmentada em períodos pontuais, foi adotada abordagem qualitativa recorrendo a levantamento documental e entrevistas (CELLARD, 2008; BOURDIEU, 2001). Teoricamente foram relevantes as contribuições de Genuíno Bordignon e Luciana Tatagiba, entre outros. A pesquisa revelou que fatores conjunturais, políticos, estruturais e legais convergiram e contribuíram para o seu não desaparecimento.

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Biografia do Autor

Cileda Santos Sant'Anna Perrella, Faculdade Zumbi dos Palmares

Pós doutorado pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Doutorado e mestrado  em educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (aposentada). Tem experiência em assessoria às Secretarias de Educação (Gestão escolar e formação de professores). Pesquisadora da Rede EScola Pública e Universidade (REPU). Projetos de Pesquisa em andamento: Estudos de Revisão em Educação: tipologias e tendências metodológicas; Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)Livros publicados: Formação e participação políticas de conselheiros e conselheiras de escola; A escola pública feita por várias mãos (org com Rubens Barbosa de Camargo) ambos Editora Appris. Interesse: gestão escolar democrática, organização do trabalho na escola, política e gestão educacional.

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Publicado

13.10.2024

Como Citar

SANTOS SANT’ANNA PERRELLA, Cileda. Conselho de representantes de conselhos de escola (CRECE): concepção, trajetória, institucionalização, desafios. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5415109, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5415. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5415. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

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