História em quadrinhos e promoção da saúde sexual na escola: validação de um instrumento educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995386

Palavras-chave:

c

Resumo

Este estudo objetivou validar um instrumento educativo, no formato de história em quadrinhos, como ferramenta pedagógica para estudantes da educação básica do município de Maceió-Alagoas. Trata-se de pesquisa metodológica, de abordagem quanti-qualitativa, realizada com 45 estudantes, de 10 a 17 anos de idade, de uma escola da rede pública de Maceió-Alagoas. Para a coleta de dados foram realizados oito grupos focais. Os dados quantitativos foram apresentados em forma de distribuições de frequências absolutas e relativas. Os dados qualitativos foram analisados baseado na técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que 100% dos estudantes mostraram boa aceitabilidade, considerando a história muito boa ou boa, e com um tema muito importante – referido por 95,6% deles. Quanto aos assuntos discutidos na história, 48,9% dos alunos relataram um pouco de dificuldade na compreensão de alguns vocábulos, não havendo associação significativa entre o entendimento do conteúdo e as variáveis sexo e idade. Em relação à adequabilidade da história, 100% dos estudantes referiram que não mudariam nada no material. Quanto ao conteúdo do gibi, os alunos fizeram sugestões em relação ao vocabulário e às ilustrações. O instrumento educativo foi considerado válido, com grande potencial pedagógico, possibilitando acrescentar resultados consideráveis frente aos desafios de se promover saúde sexual e reprodutiva para a população adolescente no ambiente escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isadora Pereira Farias , Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Mestra pela Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas -UFAL.

Jane Keyla Souza dos Santos Macedo, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Mestra pela Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alagoas -UFAL.

Thayse Gomes de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutoranda pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE.

Ruth França Cizino da Trindade, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Doutora, Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Eveline Lucena Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira, Doutora, Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Downloads

Publicado

24.07.2024

Como Citar

PEREIRA FARIAS , Isadora; KEYLA SOUZA DOS SANTOS MACEDO, Jane; GOMES DE ALMEIDA, Thayse; FRANÇA CIZINO DA TRINDADE, Ruth; LUCENA VASCONCELOS, Eveline. História em quadrinhos e promoção da saúde sexual na escola: validação de um instrumento educativo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e538684, 2024. DOI: 10.14244/198271995386. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5386. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-11-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24