Quem é você, professor?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5374

Resumo

Este artigo parte do princípio de que o professor é constituído dentro de espaços de relações distintas, com conhecimentos plurais e temporais, construídos permanentemente e (re)construtores de sua prática. O estudo objetivou refletir sobre a constituição de ser professor, e como esta constituição influencia em sua prática pedagógica. Essa reflexão será feita a partir da perspectiva de Norbert Elias. Para o autor, as pessoas vivem suas experiências sociais e a partir disso modelam suas ações e discursos. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo observacional explicativo e de análise qualitativa. Foi realizado em uma escola no município do agreste sergipano, com a participação da professora e seus alunos, durante oito meses. Evidenciou-se que: a) a teoria eliasiana contribui para compreender o ser professor; b) os diferentes grupos a que somos pertencentes formam as configurações e estão dentro de uma cadeia de interdependência; c) a constituição do professor é resultado das diferentes configurações das quais faz parte; d) o estudo empírico das configurações possibilita evidenciar a problemática do ser professor para daí buscar um melhor equilíbrio na escola; e) os conteúdos história de vida, formação e prática escolar fazem parte de um jogo de forças que se move conforme o fluxo de cada configuração. Conclui-se que nas teias das relações sempre haverá um jogo de forças e para compreender o ser professor é preciso analisar a força das configurações, reconhecendo que são mutáveis e resultado da história de suas relações.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudia Santana Santos , Universidade Federal de Sergipe (USF)

Mestre em Educação, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fonoaudióloga Clínica; Especialização em Motricidade Orofacial pela Faculdade Redentor. Aprimoramento em Linguagem- PeG. Grupo de Pesquisa: A Construção da linguagem, patologias e a prática Clínica. 

Erica Daiane Ferreira Camargo , Universidade Federal de Sergipe (USF)

Universidade Federal de Sergipe (UFS). Aracaju-SE, Brasil.  Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Grupo de estudo e pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa.

Rosana Carla do Nascimento Givigi , Universidade Federal de Sergipe (USF)

Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE - Brasil. Profa. Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED. Pós doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. ID Lattes: 9715817922078257.

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

SANTOS , Cláudia Santana; CAMARGO , Erica Daiane Ferreira; GIVIGI , Rosana Carla do Nascimento. Quem é você, professor?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e5374206, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.5374. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5374. Acesso em: 1 maio. 2025.
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-12-31