Quem é você, professor?
DOI:
https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.5374Resumo
Este artigo parte do princípio de que o professor é constituído dentro de espaços de relações distintas, com conhecimentos plurais e temporais, construídos permanentemente e (re)construtores de sua prática. O estudo objetivou refletir sobre a constituição de ser professor, e como esta constituição influencia em sua prática pedagógica. Essa reflexão será feita a partir da perspectiva de Norbert Elias. Para o autor, as pessoas vivem suas experiências sociais e a partir disso modelam suas ações e discursos. Trata-se de um estudo de caso único, do tipo observacional explicativo e de análise qualitativa. Foi realizado em uma escola no município do agreste sergipano, com a participação da professora e seus alunos, durante oito meses. Evidenciou-se que: a) a teoria eliasiana contribui para compreender o ser professor; b) os diferentes grupos a que somos pertencentes formam as configurações e estão dentro de uma cadeia de interdependência; c) a constituição do professor é resultado das diferentes configurações das quais faz parte; d) o estudo empírico das configurações possibilita evidenciar a problemática do ser professor para daí buscar um melhor equilíbrio na escola; e) os conteúdos história de vida, formação e prática escolar fazem parte de um jogo de forças que se move conforme o fluxo de cada configuração. Conclui-se que nas teias das relações sempre haverá um jogo de forças e para compreender o ser professor é preciso analisar a força das configurações, reconhecendo que são mutáveis e resultado da história de suas relações.
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Copyright (c) 2024 Cláudia Santana Santos , Erica Daiane Ferreira Camargo , Rosana Carla do Nascimento Givigi

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