Estruturação de Recurso Educacional Aberto na área de Imunizações: Estratégia de apoio à Educação em Saúde Vacinal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995182

Palavras-chave:

c

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a estruturação de uma animação virtual e de uma ferramenta sobre o tema “calendário nacional de imunizações” como ferramenta de apoio à educação em saúde vacinal. Trata-se de estudo metodológico que apresenta as etapas, os fundamentos e os métodos empregados no desenvolvimento de duas tecnologias educacionais na área de imunizações. O trabalho foi desenvolvido em sete etapas: 1ª) Definição do tema e seleção do problema do estudo; 2ª) Localização e seleção das estratégias de busca; 3ª), Extração e organização dos dados sobre o tema em estudo e sobre a tecnologia educacional; 4ª) Elaboração da Tecnologia Educacional conforme método CTM3; 5ª) Avaliação; 6ª) Validação; 7ª) Inserção no Repositório EduCAPES. Os materiais produzidos, intitulados Calendário e Guia Vacinal Interativos trouxeram informações acerca do calendário básico de vacinação brasileiro definido pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de indicações, doses e outros dados correspondes ao conjunto de vacinas consideradas de interesse prioritário à saúde pública no país. As tecnologias educativas envolveram recursos de imagem, texto, áudio e hiperlink, além de design interativo e dinâmico. As tecnologias educacionais desenvolvidas poderão ser utilizadas por professores e profissionais de saúde como ferramenta de apoio à educação em saúde vacinal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio José dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, Alagoas, BR

Mestre em Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL; Médico pela UNCISAL.

Jailton Rocha Misael , Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, Alagoas, BR

Mestre em Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL; Médico pela UNCISAL.

John Victor dos Santos Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo

Almira Alves dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, Alagoas, BR

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (1977), Mestrado (1984) e Doutorado (1990) em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Araraquara), é especialista em Gestão Pedagógica em Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e especialista em Educação Para as Profissões de Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2010). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias-Lisboa-Portugal, tendo a CAPES como instituição de fomento. Foi Vice-Reitora da UNCISAL no período de 2009 a 2013, é avaliadora institucional, de curso e EAD, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - MEC e avaliadora do Programa de Residência Multiprofissional. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia desde 2017. Estudiosa do Ensino em Saúde, detentora de várias patentes na área da Educação para Saúde. Pesquisadora na área de Ensino na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde, recursos educacionais e ensino em saúde.

Paulo José Medeiros de Souza Costa, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Maceió, Alagoas, BR

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1985), especialização em hematologia e hemoterapia (1989), título de especialista em pediatria (1993), mestrado em Saúde da Criança pela Universidade Federal de Alagoas (1999), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e doutorado em Ciências pela Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (2011). É fellow da segunda turma do FAIMER Brasil (2008/2009). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Saúde Materno-Infantil e do Adolescente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), lecionando na graduação e na pós-graduação lato e stricto sensu, tendo sido Pró-Reitor de Ensino e Graduação entre 2009-2013, eleito Vice-Reitor para o mandato de 2013-2017, assumindo a Reitoria no período de 01/01/2015 até a 31/01/2017. É Professor Assistente do Centro Universitário Tiradentes, atuando como tutor e como professor em habilidades ambulatoriais. Tem experiência na área de pediatria geral e assistência à pacientes portadores de coagulopatias e anemias e na área de Educação em Saúde, com ênfase em Educação Médica, tendo como linha de pesquisa: "Formação Didático-Pedagógica em Ensino na Saúde", atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e saúde, avaliação do ensino em serviço e em saúde da criança com ênfase nas anemias e coagulopatias.

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

JOSÉ DOS SANTOS JÚNIOR, C. .; ROCHA MISAEL , J. .; VICTOR DOS SANTOS SILVA, J. .; ALVES DOS SANTOS, A. .; JOSÉ MEDEIROS DE SOUZA COSTA, P. . Estruturação de Recurso Educacional Aberto na área de Imunizações: Estratégia de apoio à Educação em Saúde Vacinal. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e518266, 2024. DOI: 10.14244/198271995182. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5182. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26