As potencialidades da Tecnologia Assistiva para inclusão de crianças com Transtorno Espectro Autista

Autores

  • Tailine Rossetto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995156

Palavras-chave:

c

Resumo

A inserção de crianças com transtorno espectro autista na escola regular tem se tornado cada vez mais frequente segundo o senso escolar do Inep, porém ainda percebe-se a necessidade da formação e qualificação dos professores para atuar diante dessa demanda. Desse modo, a Tecnologia Assistiva (TA) surge como recurso possível para o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para efetivação dos processos de ensino-aprendizagem e, principalmente, de interação social. Neste sentido, esta pesquisa buscou, por meio de um estudo qualitativo e bibliográfico, compreender as potencialidades que a Tecnologia Assistiva pode apresentar para inclusão de crianças com transtorno espectro autista. Na primeira categoria de análise da pesquisa foram apresentadas as principais características identificadas nos estudos sobre o transtorno espectro autista. A segunda categoria apresentou uma revisão de literatura sobre a inclusão de crianças com transtorno espectro autista, onde pode-se perceber que existem alguns fatores que dificultam que esse processo ocorra, como a importância de qualificação profissional, bem como a disposição de recursos para desenvolver estratégias mais adequadas para intervir nessa temática. Por fim, a última das categorias evidenciou que a Tecnologia Assistiva pode ser considerada fator um potencializador da promoção de saúde e bem estar no contexto físico, social e emocional, favorecendo a mobilidade e acessibilidade, autonomia nas atividades de vida diária, o que possibilita o processo de interação social com as demais crianças e com o meio escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tailine Rossetto , Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Psicologia (2015) e pós-graduada em Avaliação Psicológica e Diagnóstico pela Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC (2018), e em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2020). Psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social de Nonoai/RS. Psicóloga Clínica em consultório particular. Atuação como perita técnica e entrevistadora forense de depoimento especial por nomeação pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Karina Marcon , Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), lotada no Departamento de Pedagogia a Distância do Centro de Educação a Distância (CEAD). Credenciada em 2020 para o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede - PROFEI, na linha Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Doutora em Educação (2015 - Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Aberta, em Lisboa/Portugal (Bolsista CAPES/PDSE). Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia (2017) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educação a Distância e Formação de Professores. É coordenadora do Laboratório de Cultura Digital (L@bCult) do CEAD/UDESC e Representante das Instituições de Ensino Superior Estaduais na Associação Universidade em Rede (UniRede).

Downloads

Publicado

24.07.2024

Como Citar

ROSSETTO , Tailine; MARCON , Karina. As potencialidades da Tecnologia Assistiva para inclusão de crianças com Transtorno Espectro Autista. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e515681, 2024. DOI: 10.14244/198271995156. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5156. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-24