Pesquisas em educação matemática voltadas às concepções de aprendizagem na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995125

Palavras-chave:

c

Resumo


Este estudo objetivou compreender como pesquisas no campo da formação de professores(as), que ensinam Matemática na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, são conduzidas quanto à forma com que abordam e compreendem os aspectos individuais e/ou sociais da aprendizagem, o que perfaz as ênfases no aquisicionismo ou no participacionismo, nas abordagens teóricas e metodológicas que utilizam. Para tanto, analisamos anais do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). A análise que empreendemos no corpus evidenciou diferentes referenciais teóricos e sugerimos agrupar tais estudos sob pontos de enfoque, nomeadamente: proposta de integração, representações sociais, práticas discursivas e análise de materiais. As pesquisas concordam quanto às especificidades do Ensino de Matemática nesta modalidade, que a metodologia e consequente organização das aulas está sob influência do seu lócus de produção, da natureza do conhecimento requerido pela situação e da forma como professores(as) e estudantes se comprometem com o ensino.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

FEIO LIMA, R.; LACERDA DA SILVA, N.; DOS SANTOS DE SOUZA, I. Pesquisas em educação matemática voltadas às concepções de aprendizagem na educação de jovens e adultos. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e512567, 2024. DOI: 10.14244/198271995125. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5125. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-01
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26