O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995123

Palavras-chave:

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Resumo

Este artigo discute o apoio pedagógico a partir das ideias de assistência estudantil, transição do ensino secundário para o terciário, autorregulação da aprendizagem e afiliação. O apoio pedagógico como um conceito é novo no ensino superior brasileiro, sobretudo atrelado a assistência estudantil, carecendo ainda de referenciais teóricos específicos. Nesse sentido, este trabalho busca oferecer uma compreensão, não no sentido de reduzi-lo, mas sim de anuncia-lo como uma possibilidade institucional voltada a permanência estudantil. O artigo está organizado em cinco partes, na introdução é discutida a ideia de assistência estudantil, na sequência são apresentados os principais referenciais bibliográficos sobre o processo de transição dos estudantes entre a educação secundária e terciária, seguido do conceito de autorregulação da aprendizagem e depois sobre a afiliação dos estudantes ao ensino superior. Essas quatro ideias (assistência estudantil, transição, autorregulação da aprendizagem e afiliação) nos ajudam a pensar e formular uma primeira definição sobre apoio pedagógico no ensino superior. Assim, o apoio pedagógico é um conjunto de ações e estratégias institucionais que, baseados no conhecimento prévio do púbico a ser atendido, visam apoiar os estudantes no desenvolvimento de variadas habilidades e competências acadêmicas, profissionais e sociais, favorecendo a aprendizagem e a afiliação deles e, contribuindo na diminuição de eventuais defasagens de aprendizagem do estudante.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagogo da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

26-06-2024

Como Citar

EDUARDO SAMPAIO BURGOS DIAS, C. . O apoio pedagógico e a assistência estudantil: transição, afiliação e permanência estudantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e512370, 2024. DOI: 10.14244/198271995123. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5123. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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