O papel da avaliação na abordagem temática: das características às implicações pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995112

Palavras-chave:

c

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões em torno do papel da avaliação escolar no contexto da perspectiva de reestruturação curricular da Abordagem Temática. O foco é para as características que a avaliação deve ter quando realizada a partir desta perspectiva – de modo que possam ser coerentes a essa concepção teórica curricular. Para isso, investigou-se em teses e dissertações brasileiras da área de Educação em Ciências, como a avaliação vem sendo pensada nesse tipo de proposta. Através da análise realizada por meio da Análise Textual Discursiva, emergiu a categoria “características e implicações da avaliação escolar na Abordagem Temática”. Na análise, identifica-se algumas características que a mesma deve assumir, tais como: ser processual, diagnóstica, emancipatória, interdisciplinar, dialógica e de natureza qualitativa. Entretanto, tais características ainda são pouco exploradas e refletidas pelas pesquisas. Assim, esse estudo serve como indicativo de que as pesquisas da área de Educação em Ciências, que utilizam a Abordagem Temática, não têm se aprofundado em termos de avaliação. Atenta-se que a avaliação escolar nesta perspectiva implica ser coerente a seus fundamentos teórico-metodológicos, por isso, é importante que seja planejada e implementada através de processos dialógicos, problematizadores e contextualizados com a realidade em que os sujeitos vivem, buscando, sobretudo, identificar a apreensão temática e não somente conceitual dos estudantes. Portanto, sinaliza-se para a necessidade de superar a avaliação tradicional predominante na educação, assumindo uma avaliação emancipatória. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda e Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD) e desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Abordagem Temática, Três Momentos Pedagógicos e Abordagens Freireanas na Educação/Ensino de Ciências.

Sabrina Gabriela Klein, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação em de Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possuí mestrado na mesma área e é graduada em Química Licenciatura pela mesma instituição. 

Cristiane Muenchen , Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Associada da área de Ensino de Física e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF) da Universidade Federal de Santa Maria. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo - GEPECiD. 

Downloads

Publicado

03-08-2024

Como Citar

NADALON PEREIRA, D. .; GABRIELA KLEIN, S. .; MUENCHEN , C. . O papel da avaliação na abordagem temática: das características às implicações pedagógicas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e5112105, 2024. DOI: 10.14244/198271995112. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5112. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-05-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-03