Grupos operativos como estratégia de promoção da saúde no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995077

Palavras-chave:

c

Resumo

A aplicação da técnica de grupo operativo para a promoção da saúde na universidade é um recurso importante que possibilita a escuta, a reflexão e novas aprendizagens.  O presente estudo teve como objetivo analisar os resultados de uma intervenção grupal interdisciplinar utilizando a estratégia dos grupos operativos com jovens universitárias. A pesquisa qualitativa baseou-se na abordagem metodológica construtivista social e incluiu 11 estudantes com idades entre 19 e 29 anos do curso de pedagogia de uma universidade privada do sul do Brasil. 5 alunas participaram das sete reuniões operativas. As duas primeiras reuniões foram para levantamento da demanda. Do terceiro ao sexto encontros, priorizou-se o caráter interdisciplinar, com o convite de profissionais a partir da demanda identificada. Os significados das falas dos participantes foram analisados por meio do mapeamento dos principais discursos que emergiram durante o processo grupal, utilizando a técnica de análise de conteúdo temática com recurso ao software QSR Nvivo 12. Os principais resultados indicam que os grupos operativos proporcionaram trocas de experiências sobre temas norteadores comuns. Houve mudanças de ideias anteriormente cristalizadas e aprendizagem em saúde sobre os seguintes temas: demandas internas, angústias e autocobrança, e demandas externas, da universidade, família e trabalho. Conclui-se que o trabalho com os estudantes proporcionou um espaço para refletir sobre a saúde dentro da universidade, de modo que o compartilhamento de ideias individuais para o grupo traz novos significados no modo de olhar e compreender esta importante etapa da vida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ederson Fernando Mariano, Universidade Cesumar

Mestre em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar (Unicesumar)

Regiane da Silva Macuch, Universidade Cesumar

Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto, Portugal.Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal. Mestrado em Engenharia de Produção, área de concentração em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Psicodrama Socioeducacional pela Conttexto Associação de Psicodrama do Paraná, afiliada da Federação Brasileira de Psicodrama. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar. Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - Iceti. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Sociabilidade pela Unicesumar. Os termos mais frequentes na contextualização da sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: promoção da saúde, gestão do conhecimento, aprendizagem, conhecimento, envelhecimento, educação, ensino superior, formação e desempenho docente, aprendizagem colaborativa, mídia, psicossociologia, processos de grupo e psicodrama. 

Rute Grossi-Milani, Universidade Cesumar

Doutorado e Mestrado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo; Psicóloga e Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Maringá. Profª dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde e Tecnologias Limpas da Universidade Cesumar (Unicesumar). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI. Coordena o Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Cesumar/CNPq e o LAPPISS - Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Promoção da Saúde, Subjetividades e Cuidado Socioambiental.

Downloads

Publicado

21-07-2024

Como Citar

FERNANDO MARIANO, E. .; DA SILVA MACUCH, R. .; GROSSI-MILANI, R. . Grupos operativos como estratégia de promoção da saúde no Ensino Superior. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e507778, 2024. DOI: 10.14244/198271995077. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5077. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-07-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)