Desenho universal para aprendizagem e a inclusão escolar no ensino superior: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995047

Palavras-chave:

c

Resumo


O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem que objetiva a acessibilidade na aprendizagem de todos os estudantes, podendo ser utilizada em qualquer modalidade e nível de ensino. No ensino superior, o DUA surge como uma possibilidade de inclusão escolar, uma vez que nos últimos anos, devido às políticas de acesso a este nível de ensino, houve um crescimento no ingresso de alunos provenientes dos mais variados contextos. Assim, surge a forte necessidade de se pensar em abordagens, estratégias e metodologias inclusivas também para o ensino superior. Diante deste cenário, este artigo possui como objetivo analisar a produção científica brasileira acerca das aplicações metodológicas do desenho universal para a aprendizagem na inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) no ensino superior. Para isto, realizou-se uma revisão de literatura com a finalidade de elaborar um levantamento de artigos científicos que relatem estudos desenvolvidos no ensino superior e que abordem o desenho universal para aprendizagem. Encontrou-se 03 publicações que afirmam que o desenho universal para a aprendizagem proporciona diversos benefícios para a inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial, dentre eles a universalização do ensino. Conclui-se o artigo evidenciando a necessidade de mais pesquisas aplicadas que utilizem o desenho universal para a aprendizagem no ensino superior, uma vez que este nível de ensino também recebe alunos público-alvo da educação especial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Siqueira Cronemberger Freitas, Universidade Estadual do Piauí

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Piauí - UFPI). Professora Assistente III do curso de Psicologia (Universidade Estadual do Piauí - UESPI).

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Psicóloga. Doutora em Psicologia (Universidade de Brasília - UnB). Pós-doutora em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). Professora Titular da Universidade Federal do Piaui (UFPI).

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS, C. .; VALÉRIA MARQUES FORTES LUSTOSA, A. . Desenho universal para aprendizagem e a inclusão escolar no ensino superior: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e504754, 2024. DOI: 10.14244/198271995047. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5047. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-03-03
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25