Outros espaços de aprendizagem: a escola e o acesso à cultura e as atividades culturais

Autores

  • Tatiane Peres Zawaski Universidade La Salle - Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271995043

Palavras-chave:

c

Resumo

Entende-se que os espaços escolares são locais de favorecimento de condições e ampliação da cidadania, quando se observa a Base Nacional Comum Curricular, vislumbra-se de que este acesso à cultura está previsto na lei, sendo necessária novas formas de pensamento/ação/atuação, assim como a sua efetivação dentro dos espaços escolares, garantindo seu cumprimento. Com o objetivo de investigar se as escolas municipais, localizadas em um município da região metropolitana, propiciam aos alunos o acesso à cultura, através da inserção de atividades culturais diversificadas em seu currículo, realizou-se uma pesquisa, de cunho qualitativo, tendo como participantes as coordenações e supervisões das instituições. Conforme os dados, percebe-se que muitas são as ações realizadas pelas instituições da rede municipal para que os alunos tenham acesso à cultura e as atividades culturais. Ainda assim, são necessárias parcerias, e, também, um maior incentivo financeiro, tendo em vista a baixa renda de muitas famílias para propiciar visitas aos espaços culturais, como teatro, cinema, museus, casas de cultura, entre tantos outros, em virtude do custo com deslocamento e ingressos para acesso aos locais. Com isso, conclui-se que a promoção de atividades pedagógicas, por meio de acesso aos espaços culturais, possibilita o reconhecimento como parte de nossa história cultural, assim como vivências e experiências, a partir de práticas de cuidado e valorização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiane Peres Zawaski , Universidade La Salle - Unilasalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais, no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais, da Universidade La Salle - Linha de Pesquisa Memória e Linguagens Culturais, Bolsista CAPES-PROSUC. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade La Salle - Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha – Cesuca (2008-2011). Graduada em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional, pela Universidade Luterana do Brasil (2000-2006). Graduada em Letras Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade La Salle (2011-2016). Tem interesse e desenvolve pesquisas na área da Educação, com as temáticas: Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem, Teorias e Práticas Educativas, Memória e Identidade docente e Educação Intercultural. Tem experiência na área de Orientação Educacional, Docência em Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura (Ensino Fundamental e Médio), atendimento Psicopedagógico e Orientação Profissional. Atualmente atuo como Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual, na Educação Básica, nas redes de ensino Marista e La Salle.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

PERES ZAWASKI , T. . Outros espaços de aprendizagem: a escola e o acesso à cultura e as atividades culturais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e504362, 2024. DOI: 10.14244/198271995043. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5043. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-01-06
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25