Sala de aula equitativa: a gestão e o trabalho pédagógico do professor nessa dinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994919

Palavras-chave:

c

Resumo

Estratégias de ensino-aprendizagem são as técnicas das quais os professores e professoras se apropriam no intuito de corroborar com o desenvolvimento do aluno, oportunizando a construção do conhecimento do mesmo. O objetivo deste trabalho é afirmar a compreensão de que para se formar uma sala de aula equitativa é fundamental que o educador disponibilize variadas estratégias para que todos os educandos tenham acesso à uma organização e tarefas apropriadas às suas necessidades e que propiciem a interação e participação de todos. Para tratar de tais temas, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa acerca de elementos teórico/práticos da gestão e organização de sala de aula, destacando o trabalho em grupo em salas de aula heterogêneas. Conclui-se aqui que as estratégias variadas de ensino na prática em sala de aula são primordiais, por propiciar um maior engajamento por parte dos alunos e melhores resultados no que se diz respeito à aprendizagem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erika Ferreira Floriano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), Especialista em Neuropsicologia Educacional (2019), Psicopedagogia (2019) e Ensino da Matemática (2020) pela Universidade Positivo, possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015).

Erika Ferreira Floriano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), Especialista em Neuropsicologia Educacional (2019), Psicopedagogia (2019) e Ensino da Matemática (2020) pela Universidade Positivo, possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015).

Downloads

Publicado

25.06.2024

Como Citar

FERREIRA FLORIANO, Erika; FERREIRA FLORIANO, Erika. Sala de aula equitativa: a gestão e o trabalho pédagógico do professor nessa dinâmica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e491947, 2024. DOI: 10.14244/198271994919. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4919. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-05-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25