Socialização e aprendizagens de professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994837

Palavras-chave:

c

Resumo

Essa pesquisa objetivou explorar os percursos da docência de professores iniciantes da Educação Básica em situação de ausência do bem-estar, seus processos de socialização, como superaram as dificuldades, sua formação continuada e as (des)continuidades no seu desenvolvimento profissional docente. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal da Bahia entre os anos de 2017-2019. A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, a investigação foi desenvolvida com quatro professores iniciantes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Fundamental do município de Itapetinga, na Bahia. Foi utilizado como fonte para produção dos dados instrumentos como questionário e entrevista narrativa e os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Na perspectiva da socialização e aprendizagens, desvelamos, através desta investigação, que nos caminhos da docência destes professores iniciantes, a socialização profissional se configurou como demasiadamente importante, pois é promotora de aprendizagens. Contudo, ficou evidente que os professores iniciantes passaram por momentos de ausência de bem-estar docente e em meio a isso veem se desenvolvendo profissionalmente. Mesmo sem experiências na docência, buscam construir suas identidades baseados em suas histórias de vida, nas experiências pessoais passadas e no cotidiano presente, e percebem que a iniciação profissional se apresenta como lugar de formação e de diálogo. Por fim, consideramos que falta atenção a esses professores e também políticas públicas que os assistam, assegurem e direcionem na garantia do bem-estar profissional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jurema Rosendo dos Santos, UFBA

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB)

Lúcia Gracia Ferreira , UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Downloads

Publicado

26-06-2024

Como Citar

ROSENDO DOS SANTOS, J. .; GRACIA FERREIRA , L. . Socialização e aprendizagens de professores iniciantes da educação básica em situação de ausência de bem-estar. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e483769, 2024. DOI: 10.14244/198271994837. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4837. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-23
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-26