Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994771

Palavras-chave:

c

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do currículo prescrito e o currículo apresentado ao professor referente aos conteúdos de Estatística. Foram analisados os documentos normativos BNCC e Guia do PNLD 2019 e sua relação com os manuais de orientação ao professor do 1º e 5º anos de todas as coleções aprovadas em 2019. Os resultados apontam que há consonância entre tais documentos. Nos manuais de orientação a maioria das coleções apresenta preocupação em especificar a função e habilidades necessárias a compreensão de conceitos estatísticos. Com a nova proposta de formato em U, a maioria das coleções, de ambos os anos, apresenta o objetivo da atividade e algum tipo de orientação de como o professor pode conduzir a atividade. Entretanto, há pouca sugestão de material de apoio, uso de tecnologias digitais, sugestão de avaliação e leitura complementar ao professor. Também observamos poucas atividades interdisciplinares em contextos com dados reais e envolvendo temas contemporâneos, apesar da estatística ser uma ferramenta para a compreensão do mundo físico e social. Acreditamos que cabe ao professor escolher as atividades que irá trabalhar a cada dia e complementar com outras atividades atendendo as especificidades de sua turma. O livro didático é um grande auxiliar para o ensino uma vez que criar boas atividades para todo o ano escolar, pois esse é um desafio muito árduo para os professores. Além disso, quando o manual do professor é bem elaborado pode ser um auxiliar na formação do professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alissá Mariane Garcia Grymuza, Universidade Federal do Pernambuco

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica. Mestra em Educação. Licenciada em Licenciatura Matemática. Participante do Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF. Atua nas formações para professores do Ensino Fundamental I e II relativas ao ensino da Matemática. Áreas de atuação: Educação Estatística e Educação Matemática

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal do Pernambuco

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Fez pós doutorado na Universidad de Burgos - Espanha e na Université Laval no Canadá. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Pernambuco ministrando disciplinas no curso de Pedagogia e na Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec. Pesquisa e orienta estudos na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Estatística, atuando principalmente na aprendizagem de professores e alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Eja e análise de livros didáticos. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

MARIANE GARCIA GRYMUZA, A. .; LISBÔA GUIMARÃES, G. . Os currículos prescrito e apresentado no manual do professor do livro didático relativo à Estatística. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e477144, 2024. DOI: 10.14244/198271994771. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4771. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-30
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-02-16
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25