CURRÍCULO: O JEITO FREIREANO DE FAZER

Autores

  • Patricia Lima Dubeux Abensur UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199475

Resumo

O presente artigo compõe o referencial teórico da dissertação de mestrado (ABENSUR, 2009) que teve como objetivo descrever e analisar o cotidiano de uma unidade escolar focalizando os processos envolvidos na organização do currículo escolar. Esta dissertação integra uma pesquisa nacional, sob a responsabilidade da Cátedra Paulo Freire da PUC-SP, coordenada pela Professora Dra. Ana Maria Saul, que busca analisar a contribuição e reinvenção do pensamento Freireano nos Sistemas Públicos de Educação, no Brasil, a partir da década de 1990. Paulo Freire é reconhecido no campo educacional não por ter concebido um método de ensino, mas por ter concebido uma Pedagogia, comprometida com a humanização e libertação do ser humano, na luta pela construção de um mundo mais justo e solidário. É nessa perspectiva de repercussão do pensamento freireano para o trabalho educativo que nasceu a curiosidade de conhecer como a proposta de Paulo Freire pode contribuir para a organização do currículo na escola. No texto, destacam-se algumas categorias que compõem o Paradigma Educacional Freireano, no que se refere à organização do currículo, e, em seguida, a concretização deste novo paradigma educacional na reorientação curricular durante a gestão do educador Paulo Freire como Secretário de Educação do Município de São Paulo, entre os anos 1989-1991.  

Palavras-chave: Pedagogia Freireana; Currículo; Cátedra Paulo Freire.

Agência de fomento: CNPq

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Biografia do Autor

Patricia Lima Dubeux Abensur, UNIFESP

Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo - CEDESS - UNIFESP

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Publicado

28-11-2012

Como Citar

ABENSUR, P. L. D. CURRÍCULO: O JEITO FREIREANO DE FAZER. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 289–310, 2012. DOI: 10.14244/19827199475. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/475. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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