A RELAÇÃO EXPANSÃO-AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PERÍODO PÓS-LDB/1996

Autores

  • Maria das Graças Medeiros Tavares UFAL
  • Stela Maria Meneguel FURB
  • Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto UNEAL
  • Aryane de Paula Prado UFSCar
  • Claudia Maffini Griboski UnB
  • Fabiane Robl USP
  • Gladys Beatriz Barreyro USP
  • Ivanildo Ramos Fernandes UCAM
  • José Carlos Rothen UFSCar
  • José Vieira de Sousa UnB
  • Letícia Bortolin UFSCar
  • Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira UFAL
  • Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert UNIFESP
  • Patricia Lima Dubeux Abensur UNIFESP
  • Raiani Cristina Cavachia UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991014

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991014

Apresenta o resultado de dois anos de pesquisa de investigadores vinculados à Rede Universitas/BR  com foco nas relações entre os processos de avaliação e expansão da educação superior (ES) no período pós-LDB/1996. Foram analisados os movimentos de expansão e os resultados da avaliação para, no âmbito das vertentes teóricas de avaliação - promoção da qualidade ou controle - compreender as relações estabelecidas entre processo avaliativo, crescimento, qualidade e regulação da ES no Brasil. Privilegiou-se o objetivo, enunciado nas diretrizes de política do setor, da avaliação orientar a expansão da ES, considerando ainda como a mídia repercutiu esse tema no período. A distinção entre o Governo dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) evidenciou que a política de expansão, capitaneada pelo setor privado mercantil, seguiu dinâmica própria, sem interferência dos processos avaliativos, ainda que submetida às regras e instruções normativas dadas pelo Estado. Quanto à política de avaliação, no Governo FHC tem-se uma concepção regulatória e focada no produto e no Governo Lula uma proposta de avaliação como promoção de qualidade com análises qualitativas e globais – consubstanciada no SINAES, que propunha avaliar de forma integrada estudante, curso e instituição. Resultados apontam para regularidade apenas na aplicação dos exames (ENC/ENADE) e pequeno volume de avaliações in loco, além de invisibilidade, na mídia, sobre este tipo de processo. Conclui-se que, apesar das distintas propostas/concepções, nos dois governos as ações avaliativas ocorreram conforme as demandas da regulação e desvinculadas da política de expansão.

Palavras-chave: Educação Superior, Política da Educação Superior, Avaliação, Expansão

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Biografia do Autor

Maria das Graças Medeiros Tavares, UFAL

Doutora em Educação Brasileira pela UFRJ. Professora Associada da UFAL. Professora Visitante da UNIRIO. Membro da Rede Universitas/Br desde 1995. E-mail: graccatavares@uol.com.br

Stela Maria Meneguel, FURB

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB e pesquisadora em Avaliação, atualmente cedida para a Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES/INEP. Email: stela.meneghel@inep.gov.br

Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, UNEAL

Doutora em Medicina Veterinária pela UFRPE. Professora Adjunta da UNEAL e Professora Titular III do Centro Universitário CESMAC. Membro da Rede Universitas/Br desde 2012. E-mail: analydiavet@gmail.com

Aryane de Paula Prado, UFSCar

Licenciada em pedagogia pela UFSCar. Foi bolsista de Iniciação Científica/UFSCar. E-mail; aryaneufscar@yahoo.com.br

Claudia Maffini Griboski, UnB

Doutoranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UnB.  Professora da Faculdade de Saúde da UnB. Membro do Grupo de Estudos sobre Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/CNPq) e do Grupo de Trabalho de Políticas de Educação Superior da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação GT 11/ANPEd. Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA). E-mail: cgriboski4@gmail.com

Fabiane Robl, USP

Doutoranda em Educação – USP. Bolsista de Doutorado CNPq. Foi assessora técnica da CONAES e Consultora MEC/UNESCO. Membro da Rede Universitas/Br desde 2004. E-mail: fabiane.robl@gmail.com

Gladys Beatriz Barreyro, USP

Doutora em Educação – USP. Professora da Universidade de São Paulo. Email: gladysb@usp.br

Ivanildo Ramos Fernandes, UCAM

Mestrando em Ciências Políticas – UCAM. Pesquisador do Observatório Universitário/RJ; Diretor de Regulação e Avaliação da Universidade Candido Mendes/RJ. E-mail: ramos.ives@gmail.com

José Carlos Rothen, UFSCar

Doutor em Educação pela UNIMEP. Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES). E-mail: josecarlos@rothen.pro.br

José Vieira de Sousa, UnB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).  Professor Associado da UnB. Líder do Grupo de Estudos sobre Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES/CNPq). Membro da Rede Universitas/Br desde 2008. Co-organizador da Coleção Políticas Públicas de Educação, publicada pela Autores Associados e Líber Livro. Avaliador do Banco Basis/INEP desde 2000.

Letícia Bortolin, UFSCar

Bolsista de Iniciação Científica – UFSCar. Participa do GEPPHAES. E-mail leticia_bortolin@hotmail.com

Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira, UFAL

Doutora em Educação pela PUC/SP. Professora voluntária do Mestrado Profissionalizante em Educação para a Saúde da Faculdade de Medicina da UFAL, Pesquisadora do grupo Universitas/Br desde 2008 e membro do BASIS.

Otília Maria Lúcia Barbosa Seiffert, UNIFESP

Doutora em Psicologia da Educação pela PUCSP. Docente do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da UNIFESP. Membro da Rede Universitas/Br desde 1995. Membro titular representante da área da saúde da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação-CTAA do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES/INEP/MEC. E-mail: otiliaseiffert@gmail.com

Patricia Lima Dubeux Abensur, UNIFESP

Mestre em Educação pela PUCSP. Técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Desenvolvimento de Ensino Superior em Saúde da UNIFESP. Membro da Rede Rede Universitas/Br, desde 2011. Tutora do curso de Especialização em Gestão em Saúde da Universidade Aberta do Brasil-UAB. E-mail: patricia.abensur@unifesp.br

Raiani Cristina Cavachia, UFSCar

Estudante de Pedagogia/UFSCar. Bolsista de Iniciação Científica. Participa do GEPPHAES. E-mail: raianicavichia@hotmail.com

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Publicado

01-05-2014

Como Citar

TAVARES, M. das G. M.; MENEGUEL, S. M.; PEIXOTO, A. L. V. de A.; PRADO, A. de P.; GRIBOSKI, C. M.; ROBL, F.; BARREYRO, G. B.; FERNANDES, I. R.; ROTHEN, J. C.; SOUSA, J. V. de; BORTOLIN, L.; OLIVEIRA, M. A. A. de; SEIFFERT, O. M. L. B.; ABENSUR, P. L. D.; CAVACHIA, R. C. A RELAÇÃO EXPANSÃO-AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PERÍODO PÓS-LDB/1996. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 92–105, 2014. DOI: 10.14244/198271991014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1014. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2014-05-01