O professor iniciante na escola do campo: reflexões sobre os desafios enfrentados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994497

Resumo

O artigo discute o ingresso do professor iniciante na escola do campo e reflete sobre como esse cenário de atuação profissional impõe condicionantes ao exercício da docência. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que utilizou entrevista semiestruturada e observação não participante como técnicas de coleta de dados. O grupo amostral foi constituído por dois professores recém-formados, um diretor escolar e um coordenador da Secretaria de Educação do município de Santarém, no Pará. O estudo indica que professores iniciantes ingressam na profissão docente em escola do campo não por escolha, mas por falta de oportunidade em escolas urbanas, e revela que eles não conhecem a realidade das escolas em áreas rurais na região amazônica. Aduz que não receberam – nem pela SEMED, nem na escola – cursos de capacitação que os ajudassem a compreender o contexto de sua atuação profissional e destaca o programa PIBID como relevante na etapa formativa, por ajudar a reconhecer o contexto escolar muito antes do estágio supervisionado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patricia Mascarenhas dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará


Pedagoga com Especialização em Gestão Escolar, Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do grupo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores na Amazônia Paraense (FORMAZON). Atualmente Supervisora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Têm experiência na área da Educação e Educação e Saúde.

Solange Helena Ximenes-Rocha

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1996), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Fez estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2017). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Oeste do Pará com atividades na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, formação de professores, práticas educativas, desenvolvimento profissional docente, estágio supervisionado, metodologia de ensino e aprendizagem da docência.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

MASCARENHAS DOS SANTOS, P. .; HELENA XIMENES-ROCHA, S. . O professor iniciante na escola do campo: reflexões sobre os desafios enfrentados. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e449746, 2024. DOI: 10.14244/198271994497. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4497. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2022-04-12
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-16
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25