Cursinhos Pré-Vestibulares Populares e a potencialidade do seu projeto social: muito além da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994460

Resumo

O artigo é de natureza teórica e bibliográfica, com embasamento na História Cultural, e tem como objeto de pesquisa os Cursinhos Pré-Vestibulares Populares. Os Cursinhos nascem de uma necessidade social frente às desigualdades de cunho educacional, social e econômico, apresentando a estrutura, a organização e o funcionamento de uma educação não formal. Dentro do contexto da pandemia da Covid-19, cuja crise epidemiológica tem impacto direto sobre as crises políticas e econômicas, observamos seus reflexos sobre a manutenção da oferta dos Cursinhos. A questão norteadora desse trabalho pode ser sintetizada da seguinte maneira: De que modo a pandemia da Covid-19 impacta a oferta e o projeto social dos Cursinhos Pré-Vestibulares Populares? O objetivo geral é refletir acerca da relevância do projeto social dos Cursinhos Pré-Vestibulares populares e comunitários a fim de superar as adversidades conjunturais e estruturais. O artigo está organizado na discussão da historicidade da educação brasileira com a finalidade de apresentar as questões estruturais de enfrentamento da exclusão e da segregação, e passa, em seguida, para o debate em torno do ingresso no ensino superior por meio do ENEM e pelas tensões da sua aplicação no contexto da pandemia. Por fim, argui-se a respeito do papel e dos projetos dos Cursinhos. Os resultados demonstram que os Cursinhos Pré-Vestibulares Populares e Comunitários têm um papel relevante no processo de inclusão de estudantes no ensino superior, democratizando e pluralizando as nossas instituições de ensino superior e, principalmente, corroborando para o enfrentamento de políticas excludentes e na construção de outro projeto societário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Merilin Baldan, Universidade Federal do Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis

Graduada em Pedagogia (UFSCar), Mestre em Educação Escolar (FCLAr/UNESP) e Doutora em Educação pela UFSCar com período de estágio de doutorado sanduíche na Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), sob a orientação da Professora Alessandra Arce e co-orientação do Professor Marc Depaepe.

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

BALDAN, M. Cursinhos Pré-Vestibulares Populares e a potencialidade do seu projeto social: muito além da pandemia. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e446059, 2024. DOI: 10.14244/198271994460. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4460. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-17
##plugins.generic.dates.accepted## 2020-09-11
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25