Tempos e espaços do currículo nos cursos técnicos integrais ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994457

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a problemática da relação dos jovens com o currículo dos cursos de Técnicos Integrados ao Ensino Médio (EMI), em uma perspectiva de criação de sentidos e significados e de participação e protagonismo juvenil frente aos saberes que perpassam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Assim, emerge de reflexões a respeito das especificidades do currículo desses cursos, bem como da condição de seus estudantes, compreendida a partir do conceito de juventude. De natureza aplicada, a pesquisa foi realizada a partir dos conceitos da pesquisa participante, de abordagem qualitativa, com estudantes dos cursos técnicos em Alimentos e Edificações integrados ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). O texto apresenta a etapa empírica da pesquisa, na qual foram coletados dados por meio de um questionário online e, também, as análises e discussões oriundas desta etapa da pesquisa. Como resultados, levantou-se o perfil dos estudantes, indicando os diferentes sentidos que desenvolvem acerca da formação integrada e que também se relacionam às identidades plurais das juventudes. Verificou-se, ainda, a participação dos jovens em espaços institucionais de decisão a respeito do currículo dos cursos, sugerindo ser necessário um olhar atento a esse processo para que as discussões e decisões sejam tomadas tendo em mente os objetivos do currículo integrado e levando em consideração as identidades dos jovens.

 

Palavras-chave: Integração curricular; Ensino médio; Juventude.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Burmester, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT IFSC

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFRGS

Downloads

Publicado

25.06.2024

Como Citar

BURMESTER, Ana Claudia; PASQUALLI, Roberta. Tempos e espaços do currículo nos cursos técnicos integrais ao Ensino Médio. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e445757, 2024. DOI: 10.14244/198271994457. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4457. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-06-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-04-24
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25