Leitura de obras literárias para a construção do pensamento crítico do educando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994434

Resumo

O presente texto busca, por meio do estabelecimento de relações entre os campos da educação, teoria e crítica literária, demonstrar a importância da leitura, reflexão e debate de obras literárias para o processo de formação da consciência crítica do estudante. Como fundamento teórico são delineados os pensamentos e oportunidades de diálogo entre autores pertencentes ao campo da educação, crítica e teoria literária, dentre eles Edgar Morin, Bárbara Freitag, Zygmunt Bauman, James Wood, Antoine Compagon, Antônio Cândido e Alberto Manguel. Mediante pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios, delineiam-se as formas com que a educação possibilita a instrumentalização do educando para que ingresse de maneira assertiva e crítica em meio aos contextos tecnológicos, consumistas e hiperconectados da atualidade. Por meio das discussões e reflexões propostas ao longo do texto busca-se delinear um dentre os diversos caminhos possíveis para que educadores e pesquisadores alinhem-se aos objetos de uma educação do futuro, sendo este a inserção de obras literárias de ficção juntamente aos processos de ensino. Ao contribuir com o debate acerca da temática objetiva-se ampliar as reflexões sobre as oportunidades de inserção de obras literárias em disciplinas propícias para tanto, além de propagar o fomento à leitura juntamente aos processos educacionais.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina Wagner, Não possui afiliação institucional

Mestre em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional - Uninter

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Filadélfia - Unifil

Discente do curso de Letras - Português e Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Educomunicadora e criadora de materiais didáticos

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

WAGNER, I. C. Leitura de obras literárias para a construção do pensamento crítico do educando. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e443451, 2024. DOI: 10.14244/198271994434. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4434. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25