Letramento Digital e Educação: Revisão sistemática de artigos em língua portuguesa no período 2015-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994422

Resumo

Este trabalho teve como objetivo aprofundar estudos sobre o letramento digital e sua relação com as dimensões de ensino e aprendizagem, por meio de uma investigação sobre o que tem sido pesquisado sobre esse assunto na educação, em publicações em língua portuguesa. Utilizou-se a revisão sistemática como método de pesquisa, com busca de artigos no Portal de Periódicos Capes e no Google Acadêmico. Os critérios de inclusão para a coleta foram: artigos sobre temas educacionais, escritos em Português, disponibilizados no período entre 2015 e 2019, com o termo letramento digital, literacia digital ou alfabetização digital no título, publicados em revistas revisadas por pares, disponíveis para download gratuito. Os artigos foram classificados por ano de publicação, periódico, universidade de afiliação do autor principal, Unidade da Federação, região da universidade e palavras-chave. Feita a organização e a documentação dos dados, elaboraram-se uma análise quantitativa e uma qualitativa. Foram selecionados 98 trabalhos, sendo a maioria deles de periódicos das áreas de Educação e Letras, Linguagem e Linguística. A partir da leitura dos resumos, os artigos foram classificados em cinco categorias, como segue: propostas de inovação, atividades em ambientes digitais, reflexões e análises documentais, pesquisas com professores e alunos. Os artigos analisados apresentam contribuições relevantes para a investigação científica na área do letramento digital e para os professores em formação inicial e em serviço.

Palavras-chave: Letramento digital, Revisão sistemática, Educação.

 

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Biografia do Autor

Maria Paulina de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Psicóloga, mestre em Comunicação e Semiótica, doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Elis Regina da Costa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Psicóloga, mestre em Educação, doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Goiás.

Isabella Farias Batista, Universidade Federal de Goiás (UFG)

aluna de graduação do curso de História da Universidade Federal de Goiás

Isabela Victória Teixeira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

aluna de graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal de Goiás

Yohanna Lawanda Bringel, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado

20-06-2024

Como Citar

DE ASSIS, M. P.; DA COSTA, E. R.; BATISTA, I. F.; TEIXEIRA, I. V.; BRINGEL, Y. L. Letramento Digital e Educação: Revisão sistemática de artigos em língua portuguesa no período 2015-2019. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e442228, 2024. DOI: 10.14244/198271994422. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4422. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
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##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20