Team-Based Learning no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre punção venosa periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994334

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes, Infusões intravenosas.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de analisar conhecimento e prática de acadêmicos de enfermagem acerca da punção venosa periférica antes e depois da aplicação do Team-Based Learning (TBL). Trata-se de estudo do tipo antes e depois, quantitativo, realizado com estudantes de enfermagem em universidade na zona norte do estado do Ceará. A coleta de dados foi realizada em quatro etapas: pré-teste teórico, pré-teste prático, TBL, pós-teste prático. Foi aplicado teste de McNemar e Wilcoxon para comparar os acertos nos testes teóricos e práticas antes e após a intervenção educativa. No pré-teste teórico houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). No tocante ao conhecimento, no pré-teste houve média de acertos de 24,43 (DP±1,79), enquanto no pós-teste a média de acertos foi de 25,93 (DP±1,33). Assim, observou-se significância no aumento da mediana de acertos teóricos (p=0,008). Em relação à prática, a média de acertos foi de 11,68 (DP±3,94) no pré-teste e 20,18 (DP±3,0) no pós-teste (p=0,000). O uso do TBL para o ensino do conteúdo teórico da PVP foi efetivo, tendo em vista que houve aumento na média de acertos das questões no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos que objetivem utilizar outras metodologias para o ensino de procedimentos de enfermagem.

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Biografia do Autor

Natália Ângela Oliveira Fontenele, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Girlane Sousa Albuquerque Brandão, Universidade de São Paulo (USP)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Cristina da Silva Fernandes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Nelson Miguel Galindo Neto, Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Joselany Áfio Caetano, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

29-12-2022

Como Citar

FONTENELE, N. Ângela O.; BRANDÃO, M. G. S. A.; FERNANDES, C. da S.; GALINDO NETO, N. M. .; CAETANO, J. Áfio; BARROS, L. M. Team-Based Learning no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre punção venosa periférica. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e4334025, 2022. DOI: 10.14244/198271994334. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4334. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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