Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?

Autores

  • Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994316

Resumo

Neste texto tematizo as relações possíveis entre a formação inicial de professores e a inserção à docência, buscando compreender aspectos que favorecem, ou poderiam favorecer, o início da carreira docente. Para tanto, considero como corpus do presente estudo, o cotejamento de duas fontes: excertos de textos extraídos de produções escritas de licenciandas do quarto ano de um curso de Pedagogia, e apontamentos de pesquisas que apresentam contribuições ao tema. No que tange à apreciação teórico-metodológica, me aproprio da análise de discurso, segundo a premissa de estudos bakhtinianos. Abarcando o período de vivência no estágio supervisionado, por representar o espaço-tempo-lugar de realização de atividades que envolvem a docência propriamente dita, problematizo questões como: a inserção inicial viabilizada pelo estágio reúne os elementos necessários para que os futuros professores se coloquem no lugar da docência e sintam as diferentes dimensões da profissão? O que seria preciso priorizar para que a formação inicial oferecesse melhores condições de preparo para a prática profissional? Tanto a literatura quanto os enunciados das alunas indiciam as persistentes falhas formativas na condução de licenciandos para a aprendizagem da docência, destacando o caráter de mera aplicabilidade de teorias em contextos práticos. Tendo isso em vista, em seção específica, destaco caminhos para uma mudança qualitativa desse cenário.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é docente de Educação Básica (anos iniciais do Ensino Fundamental) na Escola SESI de Araraquara e pesquisadora no Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da UNESP. ORCID id: http://orcid.org/0000-0001-6280-1784. E-mail: nathytamaio@hotmail.com

Downloads

Publicado

25-06-2024

Como Citar

SOUZA, N. C. A. T. de. Formação inicial de professores e inserção à docência: uma aproximação efetiva?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e431648, 2024. DOI: 10.14244/198271994316. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4316. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-24
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-06-27
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-25

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.