Imaginação e criação em Vigotski: (re)significação da produção literária na alfabetização de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/reveduc.v18i1.4202

Resumo

Enfocam-se neste artigo as relações entre imaginação e criação na infância e as possibilidades de produção literária em sala de aula. Para isso, realizou-se um estudo sobre a obra Imaginação e criação na infância, de Lev S. Vigotski, ancorado na perspectiva da psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (2009a, 2007b, 2008c) e uma revisão bibliográfica de obras e artigos científicos que tratem de temáticas correlatas. Apresentam-se autores como Smolka (2012), Pino (2005a, 2006b), Guimarães (2017), Silva (2006) e Cruz (2011) e problematizam-se algumas questões: quais as relações entre imaginação e criação na infância, qual o conceito vigotskiano de imaginação, como a linguagem contribui para esse processo e quais são os principais conceitos apresentados pelo autor. Constatou-se a estreita relação entre os processos de imaginação e criação para a infância e a necessidade das escolas propiciarem espaços e tempos adequados em seus currículos para que as crianças possam vivenciar esse processo de produção literária, desde a educação infantil e ciclo de alfabetização. Também compreendemos a importância da realização de mais estudos sobre essa temática que identifiquem quais e como as práticas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento das funções superiores na infância, assim, a pesquisa de campo apresenta-se como uma futura proposta de estudo em relação ao tema desse artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Rodrigues Carlos, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) campus de Cuiabá - MT. É servidora pública da Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), desempenhando a função de professora da educação básica (pedagoga) em Cuiabá - MT e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. Atualmente, integra as linhas de pesquisa ; "Alfabetização e Letramento" e "Literatura Infantil" do Grupo de Estudo e Pesquisa Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância? (GEPLOLEI/UFMT).

Bárbara Cortella Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá

É docente vinculada ao Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE) e `à linha "Culturas escolares e Linguagens" do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa “Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância” (GEPLOLEI/UFMT). Tem Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” UNESP- Marília-SP, com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris-França), sob orientação do Prof. Jean Hébrard (EHESS); Mestrado em Educação (2009) e graduada em Pedagogia (2006) pela mesma instituição. Tem experiência na área de História da alfabetização, Alfabetização, Leitura e Escrita, e Literatura infantil com pesquisa nas mesmas temáticas.

Downloads

Publicado

14-10-2024

Como Citar

CARLOS, T. R.; DE OLIVEIRA, B. C. P. Imaginação e criação em Vigotski: (re)significação da produção literária na alfabetização de crianças. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e4202135, 2024. DOI: 10.14244/reveduc.v18i1.4202. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4202. Acesso em: 1 nov. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-04-19
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-03-15
##plugins.generic.dates.published## 2024-10-14