O recreio escolar como acordo mimético do “Processo Civilizador”

Autores

  • Vinicius Machado de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcos Roberto Brasil Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Verônica Volski Mattes Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271994064

Resumo

Com o avanço do processo civilizador, o processo de escolarização se tornou bastante rígido, sendo necessário pensar em mecanismos de arrefecimento das rotinas escolares. É nesse contexto que o recreio escolar emerge como alternativa a converter as estátuas pensantes em corpos dinâmicos, autorizando o controle descontrolado das emoções, das relações e, principalmente, das manifestações sociais. À vista disso, sabendo das potencialidades desse valoroso espaço de investigação social, este estudo, por meio do referencial teórico eliasiano, teve por objetivo compreender de que forma, um momento, em tese, considerado menos produtivo pedagogicamente poderia agregar experiências tão importantes para o desenvolvimento dos escolares. Nessa esteira, o estudo evidencia que o recreio escolar pode ser interpretado como um ambiente polissêmico de manifestações e relações sociais, que permite expandir redes configuracionais e alargar as relações de interdependência, assim como testar o autocontrole das pulsões individuais.

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Biografia do Autor

Vinicius Machado de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Marcos Roberto Brasil, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Verônica Volski Mattes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL

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Publicado

20-06-2024

Como Citar

OLIVEIRA, V. M. de; MENEGALDO, P. H. I.; BRASIL, M. R.; MATTES, V. V.; SOUZA, J. de. O recreio escolar como acordo mimético do “Processo Civilizador”. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 18, p. e406427, 2024. DOI: 10.14244/198271994064. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4064. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2020-03-26
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-04-04
##plugins.generic.dates.published## 2024-06-20