A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA NA INFÂNCIA

Autores

  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199396

Resumo

Este artigo visa a discutir a inserção da educação estocástica na infância, considerando a estocástica como uma parte do currículo de matemática que estuda a combinatória, a probabilidade e a estatística de forma interligada. Para essa discussão partimos do entendimento sobre pensamento e raciocínio. Apresentamos a concepção de educação que norteia as reflexões sobre a inserção da estocástica na educação básica e, também, uma educação matemática atrelada à cultura infantil que possibilita a defesa dessa temática na infância. Destacamos as inter-relações da matemática com a estatística, que originam a estocástica, e expomos evidências da produção científica brasileira e internacional que fundamentam as considerações. Apresentamos alguns trabalhos que têm tornado realidade a educação estocástica na infância, a partir de propostas centradas na análise exploratória de dados, em ambientes nos quais se podem explorar dados extraídos do universo infantil. Na conclusão, ressaltamos que o trabalho com os estudantes ao longo da escola básica deve permitir-lhes a percepção e a elaboração de modelos, regularidades, padrões e variações dentro dos dados. Apontamos para a necessidade de um investimento na formação inicial e contínua de professores que ensinam matemática e para a urgência de produção de materiais que possam subsidiar o trabalho docente.

Palavras-chave: Educação estocástica, Educação matemática, Educação infantil.

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Publicado

29-05-2012

Como Citar

LOPES, C. E. A EDUCAÇÃO ESTOCÁSTICA NA INFÂNCIA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 160–174, 2012. DOI: 10.14244/19827199396. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/396. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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