SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO

Autores

  • Laura Pippi Fraga Universidade Federal de Santa Maria
  • Jucilene Hundertmarck Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Pozebon Universidade Federal de Santa Maria
  • Diaine Susara Garcez da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199367

Resumo

Este artigo apresenta uma Unidade Didática sobre contagem por agrupamento desenvolvida em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Clube de Matemática, projeto que acontece por meio de uma parceria entre um grupo de estudos e pesquisas de uma instituição de ensino superior e escolas públicas, na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino - AOE (MOURA, 1996a). Nosso objetivo é propiciar reflexões sobre a apropriação do conceito de contagem por agrupamento numa dinâmica que tem como pressuposto básico o compartilhamento das ações. A atividade, aqui relatada, contempla três momentos presentes na AOE - a síntese histórica do conceito, a situação desencadeadora de aprendizagem e a síntese coletiva – através de encaminhamentos e ações que envolveram as crianças no movimento de apropriação do conceito de contagem por agrupamento, a partir da resolução coletiva de um problema apresentado por meio de um teatro. Dentre outros aspectos, foi possível perceber que o compartilhamento das ações foi importante para que o processo desencadeado viabilizasse a aprendizagem conceitual entre os estudantes e contribuísse para a formação dos professores e futuros professores envolvidos. Destacamos, ainda, a importância que as situações de ensino sejam intencionalmente organizadas pelo professor para se constituírem como problemas de aprendizagem, uma vez que estes permitem a organização de um modo geral de ação, promovendo a apropriação de conceitos.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem; Educação matemática nos anos iniciais; Atividade Orientadora de Ensino; Agrupamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Pippi Fraga, Universidade Federal de Santa Maria

Sou formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria, e atualmente faço Mestrado em Educação nesta mesma instituição.

Jucilene Hundertmarck, Universidade Federal de Santa Maria

Licencianda em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria.  Bolsista do Observatório Nacional de Educação - CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática GEPEMat.

Simone Pozebon, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFSM, acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia UFSM, mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFSM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat.

 

Diaine Susara Garcez da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do Ensino Médio pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (FAFIMC). Especialista em Planejamento e Gestão Escolar (FAFIMC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMat). Bolsista do Observatório Nacional da Educação (CAPES). Professora da Rede Pública Estadual de Ensino na Escola General Edson Figueiredo, Santa Maria/RS.

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/UNIJUI, (1988) mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro(1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2004). Atualmente é professora da Área de Educação Matemática, do Depeartamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação matemática nos anos inicias, formação de professores, ensino e aprendizagem e prática pedagógica.Coordenadora Institucional do PIBID/UFSM. Coordenadora do Clube de Matemática (projeto FIEX-UFSM). Lider do GEPEMat (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática-UFSM). Membro do GEPAPe(Grupo de EStudos e Pesquisa sobre a Atividade pedagógica - USP). Membro da Anped -Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação e da da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM- Regional RS

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Habilitação Plena Em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação Matemática (1997) e doutorado em Educação Matemática (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Rio Claro. Atualmente é professora da àrea de Educação Matemática, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat-UFMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente com Formação de Professores. Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM - Formação e Educação Matemática. Editora-chefe da revista Perspectivas da Educação Matemática do PPGEdumat. Membro do Conselho Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional MS.

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

FRAGA, L. P.; HUNDERTMARCK, J.; POZEBON, S.; SILVA, D. S. G. da; LOPES, A. R. L. V.; PEREIRA, P. S. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COMPARTILHADAS: O CASO DA CONTAGEM POR AGRUPAMENTO. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 129–147, 2012. DOI: 10.14244/19827199367. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/367. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-16
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29