EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

  • Cláudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199364

Resumo

Este texto apresenta e discute os resultados finais de uma pesquisa que estudou a formação docente de egressos dos Cursos de Pedagogia, no período de 1995 até o ano de 2008, em relação aos processos de aprender e ensinar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF). A pesquisa também estudou a experiência de formação de estudantes-professoras matriculadas nas disciplinas de Linguagem Matemática na Educação I e II, nas edições de 2009 até 2011. Assim, o objetivo deste texto é discutir alguns efeitos da formação como experiência docente na produção de professores segundo uma lógica da informação, do repassar conteúdo e da formação de sujeitos da opinião. A produção dos dados foi realizada em duas etapas. Na primeira foi realizado um mapeamento dos egressos dos Cursos de Pedagogia que responderam dois questionários com questões objetivas e dissertativas. A tabulação e análise dos dados foram realizadas com as estudantes-professoras durante as disciplinas. Fez parte da segunda etapa um fórum de discussão na modalidade EAD. Na primeira etapa da pesquisa 40 egressos de Pedagogia responderam aos questionários e, na segunda, 30 alunas participaram do fórum de discussão. Os achados da pesquisa foram discutidos problematizando a formação docente como produtora de um professor informado de técnicas, um sujeito que tem pressa, que busca conhecer no tempo que dispõe as novidades apresentadas na e pela instituição formadora. Como resultados sublinhamos a intrínseca relação entre os saberes docentes e as práticas pedagógicas dos professores que ensinam matemática com as propostas dos “cursos de atualização” que lhes são oferecidos, impostos, sem avaliar os resultados destas ações. Na análise dos dados foram considerados os estudos de Maurice Tardif, Dario Fiorentini, Adair Nacarato, Jorge Larrosa, entre outros.

 

Palavras–chave: Formação docente; Experiência; Educação matemática.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Educação. Licenciado em Matemática. Professor pesquisador no Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Email: coliveir@unisc.br

Downloads

Publicado

29-05-2012

Como Citar

OLIVEIRA, C. J. de. EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 91–103, 2012. DOI: 10.14244/19827199364. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/364. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2012-04-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2012-05-21
##plugins.generic.dates.published## 2012-05-29