A produção de subjetividades docentes na educação profissional e tecnológica: Em ação o dispositivo currículo

Autores

  • Josí Aparecida de Freitas Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul RS
  • Cláudio José de Oliveira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991236

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991236

Este texto tem por objetivo analisar a organização curricular de um curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) de um campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Brasil, enquanto dispositivo que produz os sujeitos professores nesse território de pesquisa. Tendo como base desdobramentos da produção de dados de uma pesquisa de mestrado e a partir das problematizações de Michel Foucault, entende-se o dispositivo currículo como uma prática discursiva que organiza estrategicamente o currículo escolar de forma a regular as condutas dos docentes. A produção de subjetividades nesse contexto é mapeada pelo método cartográfico, utilizando-se como corpus de análise registros do diário de campo utilizado na pesquisa, cujas anotações reuniram informações e impressões do contexto pesquisado, a partir da observação do cotidiano dos docentes envolvidos e dos discursos que circulavam no campus. Considera-se, em nível de resultados, que o dispositivo currículo se configura em um território de disputas entre professores e equipe gestora do campus, constituindo-se em uma tecnologia de poder que consiste em uma objetivação do sujeito, ou seja, em uma prática que permite pensá-lo como um objeto para um conhecimento possível, um indivíduo governável: sujeito sujeitado. Ao mesmo tempo, captura-os através de técnicas de si, que determinam como devem ser os sujeitos professores para eles próprios, subjetivando-os. O sujeito professor da educação profissional e tecnológica que trabalha com o Proeja é, pois, um sujeito em produção constante, entre disputas e verdades, saber e poder.

Palavras-chave: Currículo, Formação de professores, Jogos de verdade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josí Aparecida de Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul RS

Mestra em Educação. Professora e supervisora pedagógica no IFSul Câmpus Venâncio Aires/RS. Pesquisadora no grupo de pesquisa Identidade e Diferença na Educação – Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Educação. Professor pesquisados no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Interesses de pesquisa: Educação Matemática, Formação Docente, Currículo, Identidade-Diferença.

Downloads

Publicado

27-11-2015

Como Citar

FREITAS, J. A. de; OLIVEIRA, C. J. de. A produção de subjetividades docentes na educação profissional e tecnológica: Em ação o dispositivo currículo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 281–291, 2015. DOI: 10.14244/198271991236. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1236. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2015-01-16
##plugins.generic.dates.accepted## 2015-06-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-11-27