O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais

Autores

  • Fernanda Welter Adams Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos
  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional catalão
  • Dayane Graciele dos Santos Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão
  • Simara Maria Tavares Nunes Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992887

Palavras-chave:

Contextualização, Temas geradores, Metodologias diferenciadas, PIBID.

Resumo

O uso de metodologias diferenciadas permite tornar as aulas de Química mais atrativas e promover melhorias no processo ensino / aprendizagem. Assim, buscando propiciar a construção ativa do conhecimento, as bolsistas do subprojeto de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Goiás / Regional Catalão (UFG / RC) desenvolveram o Projeto Temático “Química e Energia em prol de um desenvolvimento sustentável”. Uma das atividades propostas foi a elaboração / desenvolvimento de aulas contextualizadas / problematizadas denominadas “Sensibilização”. Estas abordaram a temática “Energia e Sustentabilidade” e o foco das aulas foi a conscientização para o uso de Energias Sustentáveis. Assim, buscou-se propiciar a formação de sujeitos ativos na construção do conhecimento. A análise quantitativa foi utilizada a fim de avaliar o impacto deste projeto na formação dos alunos, tendo os questionários como instrumento de coleta de dados. Avalia-se que as aulas contextualizadas serviram como metodologia facilitadora do processo ensino/aprendizagem, pois permitiram que os alunos vivenciassem atividades as quais lhes propiciaram uma formação autônoma e crítica. Assim, sugere-se que sejam trabalhadas mais atividades desse tipo, cuja contextualização do conhecimento através de uma problemática real e atual possa ajudar na tão almejada formação cidadã.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Instituto Federal Goiano/Campus Morrinhos

Mestre em Educação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar.. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada.Graduada Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão em 26 de agosto de 2014. Desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos. Bolsistas CAPES. Atualmente é professora contratada do Instituro Federal Goiano/Campus Morrinhos

Scarlet Dandara Borges Alves, Universidade Federal de Goiás/Regional catalão

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professora da rede municipal (Escola Municipal Nilda Margon Vaz) e professora substituta da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: pibid, educação ambiental, experiência, formação diferenciada e formação de professores

Dayane Graciele dos Santos, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Bacharel (2005) em Ciência da Computação, licenciada (2010) e mestre (2013) em Química pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão. Atualmente é professora de Química da rede estadual de ensino e da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Licenciada (1995) e Bacharel (2002) em Química, Mestre (1999) e Doutora em Ciências (2003) - Área de Concentração Química - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, na área de Ensino de Química e Química Geral, professora colaboradora do Mestrado em Química da mesma unidade. Foi Coordenadora Geral de Estágios da Regional Catalão (2012-2014) e Coordenadora de área do Pibid (2009 - 2014). Desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão na Área de Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Formação de Professores e o papel da extensão nessa formação inicial.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN. S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e os métodos. Portugal: Editora Porto, 1994.

BRASIL, MEC. LDBEN-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. D.O.U. de 23 de Dezembro de 1996.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 1999.

BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Orientações Curriculares Nacionais: Química. MEC/SEF, 2006.

BRASIL, MEC. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2. ed. abr. 2016.

CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOMES, A. P.; ROÇAS, G.; DIAS COELHO, U. C.; CAVALHEIRO, P. O.; GONÇALVEZ, C. A. N.; SIQUEIRA BATISTA., R. Ensino de Ciências: Dialogando com David Ausubel. Revista Ciências&Ideias, n1, volume 1- outubro/ março, 2010.

GONZÁLEZ, C. V. Reflexiones y Ejemplos de Situaciones Didácticas para una Adecuada Contextualización de los Contenidos Científicos en el Proceso de Enseñanza. Revista Eureka sobre Ensenanza y Divulgación de las Ciencias. v.1, n. 3, p. 214-223, 2004.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

OLIVEIRA, P. R. S. O ensino de química e as novas abordagens no ensino médio, Santa Catarina, 2004. Anais da 7ª SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPEX) da UFSC. Disponível em: / http://anais.sepex.ufsc.br/anais_4/index_fixo800600.html >. Acesso em: 07 de fevereiro de 2019.

PRADO, M. E. B. B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV Escola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – Seed. Ministério da Educação, 2001.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. Petrópolis: Vozes, 2002.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromisso com a cidadania. 3. Ed. Rio Grande do Sul: Unijui, 2003.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, n. especial, p. 1-12, nov. 2007.

SCARFI, S. H. F.. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química nova na escola. Vol. 32, N° 3, p. 176-183, 2010.

SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio | Belo Horizonte. v.12 n.01 p.101-118. 2010.

SILVA, A. M. da. Proposta para tornar o ensino de química mais atraente. Revista de química Industrial, n. 731, p. 7-12, 2º. trim. 2011.

SPRINTHALL, N. A.; SPRINTHALL, R. C. Psicologia educacional: Uma Abordagem Desenvolvimentalista. Lisboa: Edit McGraw, 1993.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; SANTOS, D. G. dos; NUNES, S. M. T. O projeto temático “Química e Energia em Prol de um Desenvolvimento Sustentável”: apontamentos iniciais. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 14, p. e2887022, 2020. DOI: 10.14244/198271992887. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2887. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2018-07-13
##plugins.generic.dates.accepted## 2019-02-22
##plugins.generic.dates.published## 2020-01-15