PRAGMATISMO EM ARISTÓTELES: APROXIMAÇÕES COM AS COMPETÊNCIAS DO ENSINO ATUAL

Autores

  • Alessandro Barreta Garcia Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.14244/%2519827199268

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir para uma fundamentação do trabalho docente e do educador social, tendo como base exploratória a potência e ato em Aristóteles. No primeiro momento aborda-se o contexto da prática aristotélica; já no segundo, discorre-se de forma exploratória pelos caminhos das competências sob a exigência das novas tendências educacionais. E sobre a fundamentação da teoria educacional de Aristóteles foi utilizada uma análise historiográfica da obra Ética a Nicômaco. Como resultado pode-se perceber que o pragmatismo de Aristóteles pode se relacionar com as competências vivenciadas pela experiência dos indivíduos no ensino atual.


Palavras-chave
: Aristóteles; Educação; História da Educação; Pragmatismo.

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Biografia do Autor

Alessandro Barreta Garcia, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação - Universidade Nove de Julho

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Publicado

28-11-2012

Como Citar

GARCIA, A. B. PRAGMATISMO EM ARISTÓTELES: APROXIMAÇÕES COM AS COMPETÊNCIAS DO ENSINO ATUAL. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 311–320, 2012. DOI: 10.14244/%19827199268. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/268. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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