A roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança? (The wheel of conversation in early childhood education: whisper instrument amplification or the voice of the child?)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992181

Resumo

The article reflects about silencing and/or the amplification of the childrens’ voice through the conversation circle as an educational tool in the space of early childhood education. The methodology is qualitative and data construction techniques are: participant observation in a private school, the total observation in an early childhood education center - CEI  - diary of field, semi-structured interviews and childrens’ drawings. Data analysis is based on Oriolo, Siste, Larrosa, Kohan, among others. The study allows to affirm that the educator in a children education space, when freed from rigid and deterministic movements, leads the child to be an active subject. The talk wheel as a pedagogical tool collaborates with singularization when it amplifies the child's voice and also when it potentiates and disseminates democratic practices and provides the exercise of qualified and responsive listening. Besides, it allows to review ways of thinking and doing in the educational space beyond childhood education (0-6 years), but contributing to the education of children (0-10 years).
Keywords: Children’s education, Infancy, Conversation circle.

Resumo
O artigo reflete sobre o silenciamento e/ou a amplificação da voz da criança por meio da roda da conversa como instrumento pedagógico no espaço da educação infantil. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas de construção de dados são: a observação participante em uma escola particular, a observação total em um Centro de Educação Infantil - CEI -, diário de campo, entrevista semiestruturada, e desenhos de crianças. A análise dos dados se baseia em Oriolo, Siste, Larrosa, Kohan, entre outros. Os dados permitem afirmar que o educador no espaço de educação infantil, ao se desprender de movimentos rígidos e deterministas, favorece que a criança se constitua como sujeito ativo. A roda da conversa como instrumento pedagógico colabora com a singularização ao amplificar a voz da criança ao mesmo tempo em que potencializa e fomenta práticas democráticas e de escuta qualificada e responsiva. Desta forma, permite rever pensares e fazeres no espaço educativo para além da educação infantil (0 – 6 anos), contribuindo para a educação da infância (0 – 10 anos).
Palavras-chave: Educação infantil, Infância, Roda da conversa. 

References

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 113, p. 51-64, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a03n113>. Acesso em: 17 set. 2015.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012a.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In:______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012b. p. 213-240.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 2ª. Edição. Rio de Janeiro: Petrópolis, Vozes, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOBBI, Marcia Aparecida. Desenhos de outrora, desenhos de agora: o desenho das crianças pequenas no Acervo Mario de Andrade. 2004. 226 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2010.

KOHAN, Walter O. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: ______. (Org.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, p. 51-68, 2004. Disponível em: <http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0184.html>. Acesso em: 18 abr. 2015.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, p. 35-86, 2008.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala, 2013.

ORIOLO, Maria Rita. Rodas de conversa: a circularidade dialética e a experiência curumim. In: PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro (Orgs.). Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações. São Paulo: Edições SESC, 2015. p. 123-151.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; FERREIRA, Claudia Roberta. Narrativas docentes: contornos e entornos. In: VICENTINI, Adriana Alves Fernandes; EVANGELISTA, Francisco (Orgs.). Um baú de histórias: narrativas e formação. Campinas: Mercado de Letras, 2014. p. 301-317.

SILVA, Regina B. L. da. A roda da conversa na educação infantil: a constituição da criança como sujeito. 2016. 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL - campus Maria Auxiliadora, Americana, 2016.

SINGER, Helena. República de crianças: sobre experiências escolares de resistência. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

SISTE, Andréa de F. Roda da conversa. In: FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado das Letras, 2003. p. 87-92.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Broco Silva

Pedagoga, mestre em Educação (Unisal), docente na educação infantil da Prefeitura Municipal de Campinas/S.P.; Coordenadora Pedagógica de Polo (Ead) do Centro Universitário Internacional (Uninter), Campinas/S.P. Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 550, torre 03, ap. 85. Vila Nova. CEP 13073-035. Campinas/SP. Telefone (19)21211950. Email rebroco@gmail.com.

Norma Silvia Trindade de Lima, Unicamp

Psicóloga, mestre e doutora em Educação (UNICAMP); docente da Faculdade de Educação da UNICAMP, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (DEPRAC). Endereço: Rua José Moraes dos Santos, 177. Pq.Taquaral. CEP 13087-220. Campinas/SP. Telefone: (19) 99105 2358.

Renata Sieiro Fernandes, Unisal

Pedagoga, mestre, doutora e pós-doutora em Educação (UNICAMP) e docente do programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana/SP. Endereço: Rua Osvaldo Guilherme, 138, lote 6. Village. CEP. 13085-728. Campinas/SP. Telefone: (19) 32879476.

Downloads

Publicado

30-11-2017

Como Citar

SILVA, R. B.; LIMA, N. S. T. de; FERNANDES, R. S. A roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança? (The wheel of conversation in early childhood education: whisper instrument amplification or the voice of the child?). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1001–1019, 2017. DOI: 10.14244/198271992181. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2181. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua - Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-14
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-08
##plugins.generic.dates.published## 2017-11-30