Educação e conhecimento: a torre de Babel, o caleidoscópio, os jovens e o novo

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano - Unisal
  • Margareth Brandini Park Centro de Memória, Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.14244/19827199158

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as formas de construção de conhecimento da realidade sendo esta fragmentada, caótica, em des-ordem, a partir de imagens-metáforas da Torre de Babel e do caleidoscópio. Permeando isso, em diálogo com literatura e com filmes, apresentamos a possibilidade de surgimento de novo, do original, do inovador, ao lado da presença do tradicional, especialmente trazidos pelo potencial revolucionário dos jovens ou da juventude. O contato com o novo carrega em si o potencial para se romper com o que está estabelecido, trazendo a possibilidade da transformação, através do uso da imaginação, da criatividade, da criação, da projeção e da realização – e os jovens podem ser os propiciadores ou os instauradores dessa outra ordem.

Palavras-chave: jovens, juventude, construção de conhecimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano - Unisal

Pesquisadora do Centro de Memória - Unicamp e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sóciocomunitária, Unisal - Americana/SP

Margareth Brandini Park, Centro de Memória, Unicamp

Pedagoga e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pesquisadora do Centro de Memória da Unicamp, Campinas, Brasil

Downloads

Publicado

27-11-2010

Como Citar

FERNANDES, R. S.; PARK, M. B. Educação e conhecimento: a torre de Babel, o caleidoscópio, os jovens e o novo. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 126–143, 2010. DOI: 10.14244/19827199158. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/158. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2010-10-06
##plugins.generic.dates.accepted## 2010-11-14
##plugins.generic.dates.published## 2010-11-27