Tecnologia e violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade (Technology and violence in the contemporary world: a look based on Critical Theory of Society)

Autores

  • Bruno Pucci Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271992157

Resumo

This essay proposes to analyze, in dialogue with fragments of the book Negative Dialectics, by Theodor Adorno, contemporary tensions and phenomena related to the problematic of technology and violence. In this respect, we initially use the aphorism "Suffering Physical" and items I and II of "Meditations on Metaphysics" to reflect on two realities of extreme violence in this globalized world: wars and refugees; and, later, based on the conception of the "fall of Metaphysics" and its encounter with the marginalized and the repressed, we intend to question the conservative and authoritarian events present in our country today: the commodification of higher education; public-private partnerships in primary and secondary school education; the educational proposal of the mega-entrepreneur and new mayor of São Paulo. The final reflections of the essay are that the categories Bildung (formation), autonomy, emancipation - key concepts of the Critical Theory of Society – come down from the heights and observe, with firmness and critical commitment, the pain and the suffering that devastate the victims of wars and those who seek refuge in other countries, as well as the social and educational reality of the poor ones, the children and young people of our country.

Keywords: Wars and refugees, Commodification of higher education, Public-private partnerships, Negative dialectics.

Resumo

Este ensaio se propõe analisar, em diálogo com fragmentos do livro Dialética Negativa, de Theodor Adorno, tensões e fenômenos contemporâneos relacionados à problemática da tecnologia e violência. E, para tal, se serve inicialmente do aforismo “O Sofrimento é Físico” e dos itens I e II das “Meditações sobre a Metafísica”, para refletir sobre duas realidades de extrema violência vigentes neste mundo, dito globalizado: as guerras e os refugiados; e, posteriormente, como base na conceituação de “queda da Metafísica” e de seu encontro com o marginalizado, com o reprimido, questionar os acontecimentos conservadores e autoritários presentes em nosso país nos dias de hoje: a mercantilização da educação superior; as parcerias público-privadas na educação escolar de ensino fundamental e médio; a proposta educacional do mega-empresário e novo prefeito de São Paulo. As reflexões finais do ensaio encaminham-se no sentido de as categorias Bildung (formação), autonomia, emancipação - conceitos-chave da Teoria Crítica da Sociedade - descerem das alturas e observarem, com firmeza e empenho crítico, a dor e o sofrimento que assolam as vítimas das guerras e os que buscam refúgios em outras pátrias, bem como a realidade social e educativa dos mais pobres, das crianças e dos jovens de nosso país.

Palavras-chave: Guerras e refugiados, Mercantilização da educação superior, Parcerias público-privadas, Dialética negativa.

References:

ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In: COHN, Gabriel. Theodor W. Adorno. Trad. de Aldo Onesti. Coleção Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986, p. 33-45.

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Trad. de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2009.

CERASOLI, Josianne F. Por que e para que aprender história? O debate sobre história na agenda das políticas públicas em educação. UNICAMP: Campinas, 2016, (inédito).

FREITAS, Luiz Carlos de. A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro. Entrevistado por Marcos Francisco Martins; Adriana Varani; Tiago César Domingues.  Crítica Educativa (Sorocaba/SP), vol. 2, n. 1, p. 202-226, jan./jun. 2016, p. 202-226. (2016a)

FREITAS, Luiz Carlos de. Doria e a privatização da educação paulistana. 2016b. In: Avaliação Educacional: Blog do Freitas: https://avaliacaoeducacional.com/2016/10/03/doria-e-a-privatizacao-da-educacao-paulistana/ Acesso: 06/10/2016.

PUCCI, Bruno. Theodor Adorno e a frieza burguesa em tempos de tecnologias digitais. In: PUCCI, Bruno; FRANCO, Renato; GOMES, Luiz Roberto. (Org.). Teoria Crítica na era digital: desafios. 1ed. São Paulo: Nankin Editorial, 2014, v. 1, p. 47-60.

SGUISSARDI, Valdemar. Estudo diagnóstico da política de expansão da (e Acesso à) Educação Superior no Brasil – 2002-2012. Brasília: Edital N. 051/2014 SESU; Projeto de Organismo Internacional – OEI; Projeto OEI/BRA/10/002, 2014.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação e Sociedade. v. 36, nº. 133, p. 867-889, out.-dez., 2015, p. 867-889.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor Titular do PPGE/UNIMEP

Professor Titular Aposentado da UFSCar

Downloads

Publicado

21-08-2017

Como Citar

PUCCI, B. Tecnologia e violência na contemporaneidade: um olhar da Teoria Crítica da Sociedade (Technology and violence in the contemporary world: a look based on Critical Theory of Society). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 327–339, 2017. DOI: 10.14244/198271992157. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2157. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica e Educação - 25 Anos
##plugins.generic.dates.received## 2017-04-05
##plugins.generic.dates.accepted## 2017-05-29
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-21