A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985 - 2010)

Autores

  • Jailton de Souza Lira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991174

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991174

Este artigo objetivou analisar a trajetória do movimento sindical em educação durante o período de ascensão do neoliberalismo em Alagoas (Brasil) entre os anos de 1985 a 2010. Este período histórico foi reconstituído por meio de documentos oficiais, atas, fotografias, anais de congressos, boletins, panfletos, notas, jornais e entrevistas semiestruturadas. Temas como neoliberalismo, movimento sindical, Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática, dentre outros são discutidos no artigo. É um trabalho de natureza qualitativa, que transita entre a necessidade da preservação da memória e a avaliação das condições de trabalho dos profissionais da educação, avaliando também as repercussões sobre a qualidade do sistema educacional a partir do contexto investigado. Metodologicamente recorreu-se à análise de conteúdo para interpretação dos dados da pesquisa. Em termos teóricos, nos fundamentamos principalmente nas análises desenvolvidas por Antunes (1982; 1986; 1995), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007), Vieira (2009), além de Carvalho (2008) e Mészáros (2002). Nas considerações finais, com base na análise dos dados da pesquisa, indicamos a influência do modelo neoliberal e da conjuntura política e econômica sobre os rumos do movimento sindical especificamente no ramo educacional.

Palavras-chave: Movimento sindical, Educação, Neoliberalismo.

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Biografia do Autor

Jailton de Souza Lira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em História, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), doutorando em Educação (UFPB). Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió.

 

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Publicado

28-05-2015

Como Citar

LIRA, J. de S. A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985 - 2010). Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 153–166, 2015. DOI: 10.14244/198271991174. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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