Crianças negras na história: Fontes e discursos sobre a breve infância permitida pelo escravismo oitocentista brasileiro

Autores

  • Ione da Silva Jovino UEPG

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991167

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991167

O artigo apresenta recortes de uma pesquisa histórica sobre criança, infância e raça na iconografia do século XIX, sendo a discussão sobre a maneira como eram representadas crianças e infâncias negras em diversos materiais imagéticos o objetivo principal. Com olhar centrado na história da infância e suas interfaces com a da escravidão no Brasil, o texto começa por apresentar breve introdução sobre as fontes e campos utilizados na pesquisa. A análise busca evidenciar vestígios da infância negra no século XIX, iniciando com a literatura de viagem, para, em seguida, buscar em alguns textos de memória. Aspectos da vida infantil, como a brincadeira e a educação, ressaltam que, mesmo de forma limitada e encolhida, foi possível demonstrar que as crianças vivenciavam a experiência da infância, bem como visibilizar suas formas de resistências às imposições dos adultos. Alguns apontamentos sobre educação precedem as notas sobre a relação entre infância e trabalho e a apresentação das percepções da escravidão das crianças de papel, colhidas de textos literários. As considerações finais partem da análise de um conto produzido já no início do século XX, mas que ainda traz resquícios da escravidão, mostrando uma criança negra escravizada, mesmo fora do escravismo formal. Também se considera, apesar da dureza da escravidão, a possibilidade de entrever uma infância-moleque, que é mediadora, brincante, desafiadora, composta de satisfação miúda entre alguns brinquedos, brincadeiras, travessuras e transgressões.

Palavras-chave: Criança negra, Infância, História da infância.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ione da Silva Jovino, UEPG

graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Educação pela mesma universidade (2010). Atualmente é docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UEPG na área de Estágio de Língua Portuguesa e Literatura, e do Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade. É integrante do Núcleo de Relações Etnicorraciais, Gênero e Sexualidade da UEPG no qual participa de ações de pesquisa e extensão, bem como em cursos de formação de professoras e professores. Atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na produção de material didático para o ensino de língua espanhola na perspectiva das africanidades e da educação das relações etnicorraciais, como é o caso do Livro Yo hablo, escribo y leo en lengua española I asé chitiá krihí i kankaniá andi lengua española (2012).

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

JOVINO, I. da S. Crianças negras na história: Fontes e discursos sobre a breve infância permitida pelo escravismo oitocentista brasileiro. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 189–226, 2015. DOI: 10.14244/198271991167. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1167. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-09-03
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24