A percepção sobre a discriminação étnico-racial entre crianças do Brasil, Colômbia e Peru

Autores

  • Silvia Helena Vieira Cruz FACED-UFC

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991161

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991161

O presente artigo faz um recorte de uma pesquisa maior que envolveu instituições educativas públicas do Brasil, Colômbia e Peru e procurou apreender em que medida e de que forma a discriminação era percebida por todos os segmentos da comunidade escolar. Tem como objetivo discutir as percepções de crianças com idade entre cinco a oito anos acerca da discriminação étnico-racial presente nesses contextos. Já há produções (como GODOY, 1996; CAVALLEIRO, 1998; SILVA, 2002; DIAS, 2007; SOUZA e CROSO, 2007, OLIVEIRA e ABRAMOWICZ, 2010; DUARTE, 2011) que investigam a existência de processos discriminatórios na educação de crianças; no entanto, em geral, não são trazidas as próprias perspectivas infantis. No presente trabalho, essa perspectiva é vista como direito da criança e possibilidade de ampliar o conhecimento acerca de tema ainda pouco visível nos contextos educativos. Para a escuta das crianças, foram utilizadas quatro estratégias que valorizaram as suas competências e consideraram a relação assimétrica de poder entre elas e os pesquisadores. Direta ou indiretamente, todos os grupos de crianças expressaram discriminação tendo como base o pertencimento étnico-racial. Enquanto algumas delas exprimiram a própria discriminação em relação a colegas, outras relataram situações discriminatórias de que já foram vítimas. Elas parecem se apropriar de algumas visões preconceituosas presentes na nossa sociedade ao identificarem os negros como tendo características negativas e pertencerem a uma minoria. Não surpreende, portanto, que crianças negras tenham mostrado dificuldade de se identificarem como tais.

Palavras-chave: Discriminação étnico-racial, Discriminação em contexto educativo, Perspectiva de crianças, Pesquisa com crianças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvia Helena Vieira Cruz, FACED-UFC

Doutora em Psicologia Escolar (Universidade de São Paulo – USP) e fêz estágio de aperfeiçoamento na Fundação Carlos Chagas e pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal). É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua na área de Educação Infantil no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira.

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

CRUZ, S. H. V. A percepção sobre a discriminação étnico-racial entre crianças do Brasil, Colômbia e Peru. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 249–276, 2015. DOI: 10.14244/198271991161. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1161. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-09-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24