Infância e relações étnico-raciais. Percursos pelos trabalhos da ANPEd – GT 21 e 07

Autores

  • Jader Janer Moreira Lopes UFJF
  • Julvan Moreira de Oliveira UFJF

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991146

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991146

Este trabalho procura refletir sobre os estudos e pesquisas que aproximam infância e relações étnico-raciais apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, especificamente nos Grupo de Trabalho 21 (Educação e Relações Étnico-Raciais) e 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). O recorte temporal que orientou a busca nesses espaços, acessados de forma virtual, foi a promulgação e implementação da Lei nº 10.639/03. A nova legislação criada alterou os artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na educação básica e introduzindo o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A pesquisa apontou que, apesar de um aumento significativo nos últimos anos de estudos tanto no campo da infância quanto no campo das relações étnico-raciais, ainda são escassos os números de trabalhos que se encontram nos liames desses temas. Após análise, foi possível, ainda, agrupar em três categorias os textos encontrados, a saber: trabalhos que relacionam a questão étnico-racial com a literatura infantil e infanto-juvenil, os que estudam as relações étnico-raciais na educação infantil, e os que abordam a educação infantil em comunidades tradicionais, como as quilombolas.

Palavras-chave: Infância e relações étnico-raciais, Pesquisas, ANPEd.

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Biografia do Autor

Julvan Moreira de Oliveira, UFJF

  Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Membro do GT 21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); Líder do Grupo de Pesquisa Antropologia, Imaginário e Educação (ANIME).

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Publicado

24-08-2015

Como Citar

LOPES, J. J. M.; OLIVEIRA, J. M. de. Infância e relações étnico-raciais. Percursos pelos trabalhos da ANPEd – GT 21 e 07. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 227–248, 2015. DOI: 10.14244/198271991146. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1146. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
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