A diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: Análise de três tendências contemporâneas

Autores

  • Edgar Roberto Kirchof UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
  • Iara Tatiana Bonin UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
  • Rosa Maria Hessel Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991111

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991111

No cenário atual de produção de obras literárias para crianças no Brasil, há um crescimento significativo de livros que abordam questões étnico-raciais nos últimos anos, o que pode ser visto como uma provável consequência das leis que instituem o ensino da cultura e da história afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas. Diante desse contexto, o objetivo do presente artigo é analisar como a literatura infantil contemporânea brasileira tem abordado questões étnico-raciais. A partir de 22 obras recentes publicadas no Brasil, foi possível verificar a existência de três principais tendências. Na primeira, a diferença étnica é representada através de situações de racismo que correspondem ao conflito narrativo das histórias. Ao longo do enredo, o conflito é superado, o que sugere, ao leitor, uma clara lição de fraternidade e/ou aceitação do diferente. Em uma segunda tendência, os personagens negros infantis são inseridos em tramas cujos principais conflitos não decorrem diretamente de questões étnico-raciais. Nesses livros, a negritude não é caracterizada como um elemento que desencadeia conflitos típicos de narrativas lineares, mas está presente e se dilui em intenções estéticas mais amplas. Na terceira tendência, por fim, agrupam-se títulos que discorrem sobre a diversidade de forma celebratória. Nessas obras, a temática específica da diferença étnico-racial se dilui no tratamento conferido à diversidade e à diferença, de forma geral.

 

Palavras-chave: Literatura infantil, Questões étnico-raciais, Diferença.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edgar Roberto Kirchof, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo realizado um Pós-Doutorado na área da Biossemiótica na Universidade de Kassel, Alemanha. É professor da Universidade Luterana do Brasil, atuando, como docente e pesquisador, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista Produtividade do CNPq (PQ2).

Iara Tatiana Bonin, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília; Doutora e, Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; professora adjunta da Universidade Luterana do Brasil, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Bolsista produtividade do CNPq (PQ2).

Rosa Maria Hessel Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mestre em Letras e Doutora em Educação pela UFRGS. Professora colaboradora permanente do PPGEducação da UFRGS e bolsista PQ do CNPq.

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

KIRCHOF, E. R.; BONIN, I. T.; SILVEIRA, R. M. H. A diferença étnico-racial em livros brasileiros para crianças: Análise de três tendências contemporâneas. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 389–412, 2015. DOI: 10.14244/198271991111. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1111. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24