Relações étnico-raciais: Possibilidades do ensino de ciências na educação infantil

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Leni Vieira Dornelles Universidade Federal do rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14244/198271991094

Resumo

DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271991094

Tomando como ponto de partida a noção de diferença, representada pela construção do conceito de biodiversidade incorporado pelo discurso biológico, o presente artigo se justifica no sentido de apontar possibilidades para o trabalho de questões étnico-raciais na educação infantil a partir do ensino de Ciências. Pelo fato desta construção ser crucial à compreensão não só de teorias biológicas, mas também de si e dos outros, é muito importante que esse tema esteja contemplado no currículo de maneira transversal. É preciso naturalizar a diferença e, nesse movimento, o currículo surge como elemento de subjetivação de indivíduos que em seu processo de formação devem aprender a lidar com ela - e seus desdobramentos possíveis - em seu potencial produtivo, sob o viés da não exclusão.

Palavras-chave: Currículo, Educação infantil, Relações étnico-raciais, Ensino de Ciências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Educação e professor adjunto da Faculdade de Biociências da PUCRS.

Leni Vieira Dornelles, Universidade Federal do rio Grande do Sul

Doutor em Educação e professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

24-08-2015

Como Citar

FERRARO, J. L. S.; DORNELLES, L. V. Relações étnico-raciais: Possibilidades do ensino de ciências na educação infantil. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 277–300, 2015. DOI: 10.14244/198271991094. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1094. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos
##plugins.generic.dates.received## 2014-08-04
##plugins.generic.dates.accepted## 2014-11-10
##plugins.generic.dates.published## 2015-08-24